POLÍCIA | Não pagamento de dívidas à empresário de transporte pode ter causado a morte de Chiquinho Campaner
Cícero Alves Peixoto, de 56 anos, confessou ter participado do assassinato do prefeito de Ribeirão Bonito, Francisco José Campaner. A informação foi confirmada, agora pouco, pelos delegados Dr. Geraldo de Souza, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Dr. Reinaldo Lopes Machado, da Delegacia de Polícia Civil de Ribeirão Bonito, e pelo seccional de São Carlos, Dr. Rogério Fakhany Vita.
Em coletiva a imprensa, o delegado da DIG divulgou que o motivo do assassinato teria sido o não pagamento de dívidas para a pessoa que realizava serviços de transporte no município. “Havendo passivos à serem cobertos, ocorreram desentendimentos, seguidos de ameaças, que estão regularmente documentadas, evoluindo até chegar a esse ato vil e criminoso que ocorreu com a morte do prefeito”, afirmou.
Geraldo de Souza relatou que a troca dessa pessoa que promovia o transporte de estudantes e trabalhadores, por Vans, resultaram nas acirradas discussões e ameças, eclodindo nesse crime.
O delegado da DIG também confirmou que o áudio vazado nas redes sociais está envolvido no assassinato. “Esse áudio está ligado ao delito. O áudio de ameaças de um suspeito contra o prefeito, tem ligação com o crime”, declarou.
Na gravação divulgada nas redes sociais e publicada, na manhã de hoje, pelo portal Região em Destake, o empresário trocou ofensas e ameças, com o prefeito Chiquinho Campaner. [Clique aqui e ouça o áudio]
Trechos da gravação: “Homem sem-vergonha, sem qualidade”, diz Chiquinho. “E mais, não mija fora do penico que eu te pego”, ameaçou o prefeito. “Você não fica cantando de galo só porque é prefeito. Você tem palavra ativa dentro da prefeitura, mas na rua você é homem igualmente a mim”, disse o interlocutor.
Geraldo de Souza ressaltou que já existe um mandado de prisão contra o empresário, expedido pela Comarca de São Carlos. “Nesse momento, ele se encontra evadido. Fizemos diligências na casa dele, em Ribeirão Bonito, cumprimos um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça, lá estava a família dele, mas ele não se encontrava”, afirmou. “Segundo informação dos familiares, ele teria se evadido para a cidade de Campinas e até agora não sabemos o paradeiro dele”.
Cícero Alves Peixoto, que já respondeu por dois homicídios na cidade de São Paulo, foi preso em sua casa no Capão Redondo, na zona sul da capital, na noite de ontem, e prestou depoimento por quase três horas, dando vários detalhes sobre o que ocorreu de fato, nesse caso. “Ele contou exatamente como o crime ocorreu”, completou.
Ao lado do empresário, Cícero esteve em Ribeirão Bonito por várias vezes. “Nós checamos que ele esteve lá sim. Foi fazer um reconhecimento do terreno para poder agir e lá teve apoio, segundo o Cícero, através desse empresário”, revelou Geraldo.
Questionado sobre se o assassino recebeu dinheiro para matar o prefeito, o delegado da DIG confirmou que sim. “Porém, essa informação também vou me resguardar a não divulgar”, afirmou.
O monitoramento por câmeras de segurança foi essencial para que a Polícia descobrisse a autoria do crime. A arma usada para matar Chiquinho estaria em posse do mandante do crime e seria um revólver calibre 38, segundo contou Cícero. Porém, Dr. Geraldo não confirmou quem foi o autor dos disparos contra Chiquinho. “Estamos verificando e identificando isso”, afirmou.
O delegado Seccional ressaltou que o veículo utilizado no crime não pertencia ao Cícero. “O veículo era de um conhecido do Cícero e foi tomado emprestado. Então, quando em diligência na cidade de São Paulo, o veículo foi uma linha que desencadeou até chegar no Cícero. O veículo não se encontrava com ele”, contou Dr. Rogério.
Dr. Reinaldo Lopes Machado acredita que foi um fato isolado e não acredita em nada de maneira sequencial. Para o delegado de Ribeirão Bonito, o município não está acostumado com esse tipo de crime. “Ainda mais da maneira que foi, tendo a vítima a importância que tinha, sendo o prefeito da cidade. Então, tivemos todo o empenho da DIG e a determinação do nosso seccional para que esclarecemos o mais rapidamente esse crime e foi o que aconteceu”, afirmou.
O portal Região em Destake continua acompanhando o caso.
Leia Mais:
- CASO CHIQUINHO | Delegacia Seccional divulga identidade do suspeito preso na capital paulista
- POLÍCIA | Áudio de discussão do prefeito Chiquinho Campaner circula nas redes sociais
- POLÍCIA | Na capital, DIG e Polícia Civil de Ribeirão Bonito prendem suspeito de participar do assassinato de Chiquinho Campaner
- RIBEIRÃO BONITO | Polícia Civil já tem pistas sobre suspeito de assassinar prefeito Chiquinho Campaner
- RIBEIRÃO BONITO | Nanado toma posse após assassinato do prefeito Chiquinho Campaner
- POLÍCIA | Carros queimados em canavial podem ter sido usados no assassinato de Chiquinho
- LUTO | “Que a morte do prefeito Chiquinho não tenha sido em vão”, disse padre Morales em celebração ecumênica
- LUTO | Prefeito Zé Parrella emite Nota de Pesar pelo falecimento de Chiquinho Campaner
- LUTO | Corpo de Chiquinho Campaner será velado na Prefeitura de Ribeirão Bonito, a partir das 9h
- LUTO | Nanado vai assumir vaga de prefeito após assassinato de Chiquinho Campaner
- POLÍCIA | Delegado afirma que não há nenhuma suspeita da motivação ou autoria do assassinato de Chiquinho
- POLÍCIA | Chiquinho Campaner é assassinado a tiros e outras duas pessoas são baleadas