OPINIÃO | E agora Vinholi? O governo do estado vai conseguir ajudar São Carlos?

Acompanhei a comitiva de São Carlos que esteve em São Paulo na terça-feira, 7, onde foi recebida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tratar a questão das enchentes.

Confesso que nunca vi tamanho desinteresse de um secretário de estado para um problema tão sério que São Carlos tem enfrentado ao longo de tantos anos, sobretudo, no início de 2020. [Essa é minha opinião. Fiquem a vontade para discordar]

A comitiva, que contou com lideranças de diversos setores, representou toda a Capital Nacional da Tecnologia e, nem mesmo sabendo disso, Vinholi deixou de dar atenção ao seu celular, ao invés de dar atenção ao desespero de todos que ali estavam.

Terminada a reunião, este jornalista que escreve, teve que sair correndo e puxar o braço do secretário Vinholi, para ter uma entrevista que foi compartilhada com os amigos da imprensa são-carlense. Sem contar que tive que ir entrevistando Vinholi, enquanto o mesmo descia rapidamente pelas escadas do maravilhoso Palácio dos Bandeirantes.

Ao terminar de conversar com este jornalista, Vinholi adentrou um corredor ao lado de três figuras conhecidas de São Carlos, entre elas, Netto Donato, se dirigindo até a sua sala.

Talvez pela cobrança do fotógrafo são-carlense Milton Marquetti e, até quem sabe, percebendo a indelicadeza que teve com os são-carlenses, ele voltou e brincou: “Quando não tenho nada para fazer aqui no Palácio dos Bandeirantes sou guia turístico e cultural”, disse Vinholi.

Logo percebi a frustração do presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, primeiro por não conseguir ter uma resposta, segundo pela brincadeira feita pelo secretário. Não preciso citar o que o Lucão disse ao Vinholi, pois muita gente pode acompanhar nas redes sociais, mas uma coisa o presidente do Legislativo disse: “vocês vão esperar alguma coisa mais séria acontecer para tomar uma atitude e nos ajudar?”, questionou.

Neste domingo, 12, choveu ainda mais que as vezes anteriores e, graças a DEUS, e todo o trabalho das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Transporte e Trânsito, Serviços Públicos, Cidadania e Assistência Social e Segurança Pública, que estão nas ruas atendendo as ocorrências e fazendo o levantamento de todas as áreas atingidas, a coisa não foi pior e não perdemos vidas. Aliás, crianças estavam ilhadas no McDonald’s da rotatória do Cristo. Elas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e passam bem, tirando o susto.

E aí, secretário Vinholi, será que precisamos esperar mais uma chuva dessa, ou até pior, para o Governo do Estado arregaçar as mangas e ajudar, de fato, a cidade de São Carlos?? Espero que aquele Vinholi, que conheci no ano de 2014, quando trabalhei na primeira campanha do deputado federal Lobbe Neto, ajude a nossa Capital Nacional da Tecnologia, que tanto precisa, pois esse que vi na semana passada, eu não quero encontrar mais.

Por Paulo Melo [Mtb 87176/SP], filiado ao PSDB de Ibaté há muitos anos.