
O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, em São Carlos, será palco neste fim de semana de duas apresentações da Urze Companhia de Dança, dentro do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os espetáculos acontecem nesta sexta-feira (3/9) e sábado (4/9), sempre às 20h.
Na sexta-feira, o público poderá assistir a “Lilith”, obra que revisita a figura mítica que desafiou a submissão e buscou autonomia. A coreografia contrapõe movimentos de fluidez e contenção a gestos vigorosos e impulsivos, funcionando como metáfora da liberdade e da resistência feminina.
Já no sábado, será a vez de “Ruedo”, que utiliza a imagem da tourada para refletir sobre violência e dominação. A obra contrapõe a luta desigual entre o toureiro e o touro ferido, trazendo ao palco uma crítica à valorização da agressividade em detrimento da compaixão e da empatia.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla (busca por “Lilith e Ruedo, de Francisco Urze”), na bilheteria do Teatro Municipal – aberta a partir das 15h nos dias de espetáculo – e também no Espaço Urze, na Rua Tiradentes, 469, nesta sexta-feira das 18h às 21h e no sábado das 10h às 17h.
Além da programação no Teatro Municipal, o Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), na Rua São Paulo, 745, recebe no sábado (4/9), às 19h, o espetáculo “Okama”. No domingo (5/9), das 10h às 17h, o mesmo espaço sediará a oficina “Memória e Fabulação – Okama”, ampliando o acesso à formação e à reflexão artística no município.