
A Tecumseh do Brasil informou nesta segunda-feira (18), que algumas linhas de produção da empresa entrarão em férias coletivas de 10 dias a partir de 3 de setembro de 2025. O fato foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, ao jornal Primeira Página.
Strano contou que, de acordo com a empresa, a medida visa ajustar a produção diante da retração das vendas para o mercado externo, principalmente os Estados Unidos, preservando empregos.
O presidente do Metalúrgicos explicou para a redação do Primeira Página que a decisão foi tomada após o cancelamento de alguns pedidos internacionais. “Fui posicionado agora à tarde que houve um cancelamento de alguns produtos. Para manter os empregos neste momento, negociamos férias coletiva de aproximadamente 350 pessoas”, contou.
Strano relatou que o impacto na Tecumseh não será tão forte. “Mas há negócios com o mercado norte-americano que precisam ser reajustados, ou seja, novos contratos precisam ser feitos”, detalhou.
Segundo a empresa, o período de férias servirá para reorganizar os processos e os negócios internacionais. “Os negócios da Tecumseh com a matriz são importantes, mas o principal foco da empresa é o mercado nacional de compressores rotativos, que também é exportado para outros países da América do Sul”, acrescentou Strano.
A Tecumseh afirmou que segue acompanhando as negociações promovidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo governo federal, reforçando o compromisso com a manutenção dos empregos e a continuidade das operações na região.