
O Teatro Municipal de São Carlos recebe no dia 20 de agosto, às 20h, a peça “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei”, apresentada pela Trupe Cri Cri, grupo formado por integrantes do Centro de Referência do Idoso (CRI) Vera Lúcia Pilla. O teatro está localizado na Rua 7 de Setembro, 1.735, no Centro.
O espetáculo nasceu a partir de encontros literários promovidos no CRI, que transformaram vivências pessoais dos idosos em arte e literatura. A obra da poetisa Cora Coralina serviu de inspiração para o texto e para a montagem, dirigida por Márcio Antunes. A peça já foi apresentada em diversas cidades e, inclusive, a convite do Conselho Estadual do Idoso.
Mais do que teatro, a iniciativa se configura como um movimento de resistência e empoderamento, celebrando o envelhecer com dignidade e vitalidade. O grupo já trabalha em um novo projeto, voltado ao combate do preconceito contra a velhice.
Para a coordenadora e integrante da Trupe, Nilva Rodrigues, o processo foi desafiador e enriquecedor. “Eu também hoje sou uma pessoa idosa e me desafio, mas vejo essas pessoas crescerem. Decorar e interpretar os poemas foi enriquecedor para todos nós”, afirma.
Na trama, um grupo de idosos se reúne em um clube de leitura e, ao se identificar com a vida e obra de Cora Coralina, decide criar um espetáculo sensível a partir de suas memórias. Com apoio de um artista e estudante de Gerontologia, o coletivo constrói uma narrativa que combina poesia, música e dança, abordando temas como família, amores e a liberdade de se reinventar após os 60 anos.
O elenco é composto por Ana Maria Valente, Clarisse Cavaglieri, Cris Vossenar, Luiz Carlos Biazetti, Marlene Gaberlini e Nilva Rodrigues.