PAULO MELO
Redação da São Carlos FM
Na manhã desta segunda-feira (27), o programa Primeira Página no Ar, da São Carlos FM (107,9), recebeu Hudson da Silva, presidente da Atlética CAASO (USP São Carlos), para falar sobre os preparativos do festival Tusca 2025, o tradicional torneio universitário que chega à sua 44ª edição com expectativa de público recorde, grandes atrações musicais e novidades estruturais. Hudson revelou que a ansiedade já toma conta da equipe organizadora. “Menos de um mês para o evento e é uma correria total. Mas é muito gratificante para nós, como atlética, participar de algo tão grande como o Tusca. É um evento que une esporte, festa e responsabilidade social.”
O presidente detalhou a programação festiva, que começa na quinta-feira, 20 de novembro, com a “Festa do Corso”, que contará com show de Ana Castela e Detonautas, além de 12 horas de open bar. “Na sexta-feira (21/11), teremos a tenda durante o dia e, à noite, shows de Seu Jorge e Dj GBR. Já no sábado (22/11), novamente tenda diurna e festas noturnas com Lineker, MC Hariel e BaianaSystem. É uma grade bem diversa, pra todos os gostos”, explicou Hudson.
Este ano, o evento trará ainda o Tusca Lounge, uma das principais novidades da edição. “É um espaço pensado para o público que quer mais conforto: acesso ao front stage, open bar premium, open food com comida japonesa, hambúrguer, salgadinhos, café da manhã no final das festas e até espaço de beleza. É uma experiência diferenciada, para até 500 pessoas”, afirmou.
Esporte e rivalidade
O Tusca 2025 contará com dez atléticas participantes, sendo oito convidadas e duas organizadoras (CAASO/USP e UFSCar), o que faz desta a maior edição já realizada na parte esportiva. “A rivalidade entre CAASO e UFSCar ainda existe, mas é uma rivalidade saudável, dentro das quadras. Fora delas, a gente trabalha junto pelo sucesso do evento”, destacou o Hudson. Os jogos reúnem mais de 2 mil atletas, de diversas cidades do estado e até de Minas Gerais. “A parte esportiva é o coração do Tusca. A gente incentiva os times o ano todo para chegarem prontos para o torneio”, completou Hudson.
Tradição e economia
Criado na década de 1970, o Tusca nasceu de uma parceria entre as atléticas da USP e da UFSCar. “É um evento que se consolidou e se transformou. O último Corso nas ruas foi em 2015, depois disso tudo passou a acontecer dentro da Arena Tusca, o que trouxe muito mais segurança e organização”, explicou. Em 2024, o Tusca foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial de São Carlos.
Além do aspecto esportivo e festivo, o evento movimenta fortemente a economia local. “A gente calcula mais de 3 mil empregos diretos e indiretos gerados e cerca de R$ 10 milhões em movimentação financeira para a cidade, especialmente para hotéis, restaurantes e transporte”, informou Hudson, que reforçou importância econômica do evento. “O Tusca é fundamental para o comércio e os serviços locais. É uma vitrine para São Carlos.”
Segurança reforçada
Questionado sobre segurança, Hudson foi enfático. “É uma prioridade absoluta. Temos câmeras de monitoramento, equipe de segurança em toda a arena e a parceria com uma empresa particular, formada por psicólogas, que atua no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou violência. É o terceiro ano que trabalhamos com ela e o resultado é excelente”.
A arena não possui estacionamento, mas o acesso será garantido por vans, transportes fretados e aplicativos de mobilidade. “A recomendação é clara: se for beber, não dirija”, reforçou.

Símbolos e curiosidades
Entre as tradições do Tusca, está a famosa “chuva de chinelos”, iniciada em 2019 durante o show do DJ Dennis e que se tornou marca registrada do evento. “O público adora! No final da festa, a gente encontra montanhas de chinelos espalhados”, brincou Hudson. Sobre a eterna “relação de amor e ódio com a chuva”, ele foi bem-humorado. “Pra quem trabalha, chuva é complicado. Mas pra quem curte, é diversão garantida.”
Projetos sociais
Hudson destacou os projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano. “Temos três pilares: o esportivo, o festivo e o social. Realizamos os Tusquinhas Sociais, em escolas da cidade, com temas junino e Dia das Crianças; a Competusca, que arrecada tampinhas e lacres para doação — este ano, para a APAE de São Carlos —; e a Feira de Profissões, que aproxima alunos do ensino fundamental e médio da realidade universitária. Além disso, arrecadamos alimentos na troca de pulseiras, todos destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.”
Convite e expectativa
Encerrando a entrevista, Hudson reforçou o convite ao público. “O Tusca é o ápice da experiência universitária e um orgulho pra cidade. Quem ainda não garantiu ingresso, é bom correr. Viva a melhor experiência da sua vida!”, concluiu. O Tusca 2025 acontece em de 20 a 22 de novembro, na Arena Tusca, localizada na região da Faber-Castell, em São Carlos. Os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma Black Tag, com pacotes individuais e área lounge.
Mais informações no site oficial do evento https://sigatusca.com.br/ ou nas redes sociais: @sigatusca.
Ouça a entrevista completa:



















