Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • UFSCar investiga atos racistas em campus de São Carlos
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

UFSCar investiga atos racistas em campus de São Carlos

Redação 1 de dezembro de 2024
racismo

UFSCar abre processo de investigação para apurar os atos racistas praticados no Campus São Carlos. Foto: Site UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anunciou a abertura de uma Investigação Preliminar Sumária para apurar atos racistas registrados no campus de São Carlos. As denúncias dizem respeito a pichações racistas encontradas no banheiro do prédio Aulas Teóricas 8 (AT8).

Em nota oficial, a Reitoria da UFSCar classificou os episódios como inadmissíveis e reafirmou o compromisso da instituição em combater o racismo e todas as formas de discriminação. Segundo a universidade, após a conclusão do processo investigativo, serão tomadas as providências administrativas cabíveis.

A Reitoria destacou ainda que a UFSCar tem trabalhado em diversas frentes para enfrentar situações de violência. Desde 2023, a instituição conta com uma Política Institucional para a Prevenção, Redução e Mitigação de Danos da Violência. Além disso, em 2024, foi aprovada a Resolução ConsUni Nº 9, que estabelece os procedimentos a serem seguidos em casos de violência étnico-racial.

Outra medida importante foi o fortalecimento da unidade de correição, com a criação da Coordenadoria de Gestão e Mediação de Condutas (CoGMeC). A universidade também tem investido em campanhas educativas e intensificado as ações de sua Ouvidoria, que recebe e investiga denúncias de racismo e outras formas de discriminação.

Apesar dos esforços internos, a UFSCar ressaltou que não possui atribuição policial para investigações mais amplas, o que pode limitar a apuração de casos. No entanto, a instituição informou que, sempre que necessário, encaminha denúncias a órgãos externos competentes, como a Polícia Federal, e encoraja que essas denúncias também sejam feitas diretamente às autoridades.

Para a UFSCar, o combate ao racismo é um compromisso diário e deve ser um esforço coletivo de toda a sociedade. A instituição reafirmou seu papel na formação de cidadãos conscientes e empenhados em construir uma sociedade mais justa e antirracista.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

 

Post navigation

Previous: Candidato derrotado Newton Lima critica aprovação de taxas do lixo e iluminação
Next: Supermercados Ruscito celebra 37 anos de história e sucesso em Ibaté

LEIA TAMBÉM

vacinasanta
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos vacina cerca de 700 colaboradores contra a Influenza

Redação 29 de abril de 2026
BAZAR2
  • SÃO CARLOS

Mega Bazar da Padroeira terá edição de inverno em São Carlos

Redação 29 de abril de 2026
MUTIRAOO06
  • SÃO CARLOS

Programa São Carlos Mais Bonita inicia mutirão de limpeza no Cidade Aracy

Redação 29 de abril de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
quadrado-lateral-350x350
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Pedágio mais caro pesa no bolso dos motoristas a partir de 1º de maio na região
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de José Luis Barbosa da Silva
  • Homem é preso em Ibaté por descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima
  • Procurado por tráfico de drogas é capturado pela Polícia Militar em Ibaté
  • Santa Casa de São Carlos vacina cerca de 700 colaboradores contra a Influenza

Você pode ter perdido

pedagio
  • REGIÃO

Pedágio mais caro pesa no bolso dos motoristas a partir de 1º de maio na região

Redação 29 de abril de 2026
José Luis Barbosa da Silva
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de José Luis Barbosa da Silva

Redação 29 de abril de 2026
delegacia-polica
  • POLÍCIA

Homem é preso em Ibaté por descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima

Redação 29 de abril de 2026
delegacia
  • POLÍCIA

Procurado por tráfico de drogas é capturado pela Polícia Militar em Ibaté

Redação 29 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}