
Apenas 38,56% dos jovens entre 10 e 14 anos receberam a primeira dose, alerta Secretaria de Saúde
Apesar da disponibilidade da vacina contra a dengue nas unidades de saúde, a adesão entre adolescentes de 10 a 14 anos em São Carlos ainda está abaixo do esperado. Dados atualizados até 6 de julho indicam que apenas 38,56% desse público tomou a primeira dose, enquanto a cobertura da segunda aplicação é ainda menor, com apenas 16,18% dos jovens completando o esquema vacinal.
Um exemplo preocupante é o caso dos adolescentes de 14 anos, em que apenas 829 jovens receberam a primeira dose e somente 337 completaram a segunda aplicação.
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins, destaca a importância de seguir corretamente o cronograma vacinal. O esquema recomendado consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Em casos de infecção por dengue antes do início da vacinação, é necessário aguardar seis meses para a aplicação da primeira dose. Se a doença ocorrer entre as duas doses, a segunda deve ser mantida na data prevista, desde que respeitado o intervalo mínimo de 30 dias após a infecção.
“A vacina representa um avanço significativo no controle da dengue. É fundamental que pais e responsáveis garantam a imunização completa dos filhos, com as duas doses. Isso amplia a proteção individual e fortalece a barreira coletiva contra a propagação do vírus”, afirma Denise Martins.
Ela ressalta, contudo, que a vacinação não substitui os cuidados básicos, como a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A imunização contra a dengue é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s). Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]