A Delegacia de Polícia de Ibaté registrou nesta quarta-feira (11), um caso de estelionato praticado por meio do aplicativo WhatsApp. As informações constam em boletim de ocorrência da Polícia Civil, que apura o crime de autoria desconhecida.
Segundo o registro policial, o golpe ocorreu na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, quando a vítima foi contatada por um indivíduo que se apresentou como representante de uma empresa de logística e ofereceu uma suposta oportunidade de emprego como motorista. Durante a conversa, o autor encaminhou um link externo e orientou o preenchimento de dados cadastrais, além da instalação de um aplicativo no aparelho celular.
Ainda conforme o boletim, após o acesso às informações, foi realizada uma transferência via PIX no valor de R$ 1.436,00. De acordo com os dados apresentados à autoridade policial, o valor foi direcionado a uma conta vinculada a instituição financeira, com identificação de transação registrada às 10h27 do dia 11 de fevereiro.
O boletim relata ainda que, imediatamente após a movimentação financeira, o aparelho celular da vítima foi formatado remotamente, ocasionando a perda total dos dados, incluindo histórico de conversas e o número utilizado pelo golpista. O caso foi registrado como estelionato, conforme o artigo 171 do Código Penal, em sua forma qualificada por meio eletrônico. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos para acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) junto à instituição financeira. A Polícia Civil segue com as providências cabíveis.















