
O quadro clínico do jornalista e radialista Valdir Penteado, de 61 anos, internado desde o último dia 22 de julho na Santa Casa de São Carlos (SP) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), apresenta evolução positiva, segundo boletim médico divulgado neste domingo (27).
A médica de plantão informou à família que Valdir, embora ainda intubado e em cuidados intensivos, está respondendo bem ao tratamento. De acordo com os relatos, neste sábado (26), durante o horário de visita, o jornalista acordou, abriu os olhos, mexeu os braços e pernas e chegou a fazer sinal de “joinha” aos familiares – reação que emocionou a todos e foi considerada um importante indicativo neurológico.
Apesar dos sinais de recuperação, não há previsão para a extubação no momento. A equipe médica adota uma conduta cautelosa e reforça que o processo de recuperação em casos como esse exige tempo, paciência e vigilância constante.
Ana Dias, esposa do jornalista e radialista, tem sido porta-voz das atualizações diárias. Em mensagem enviada à imprensa, agradeceu pelas manifestações de apoio. “O Penteado é uma pessoa muito querida. Agradeço imensamente todas as mensagens de carinho, orações e pensamentos positivos. Muito obrigada de coração.” Ela também informou que os boletins sobre o estado de saúde estão sendo repassados à família pela Santa Casa em dois horários: após as 16h e após as 22h.
A escolha por manter atualizações concentradas em horários específicos foi tomada para evitar especulações e preservar o ambiente hospitalar. A postura da família, pautada por fé, serenidade e transparência, tem mobilizado uma corrente de solidariedade nas redes sociais e meios de comunicação da região.