
Na manhã desta terça-feira, 24, véspera do dia de Natal, a vereadora eleita por Ibaté, Viviane Serafim, mais conhecida como Viviane da Ong, usou suas redes sociais para fazer um desabafo contundente sobre a situação dos animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.
Segundo Viviane, imagens recebidas pela manhã mostram os animais em estado de abandono, sem assistência adequada, e em condições que ela classificou como “desumanas e revoltantes”.
“Os animais do nosso CCZ estão abandonados… isso mesmo, sem nenhum tipo de assistência. Morrendo…”, escreveu Viviane. A futura vereadora questionou ainda a situação do contrato com a clínica ou veterinário que deveria estar prestando atendimento aos animais, desde a dispensa da profissional anterior. “Cadê a ‘clínica’ ou ‘veterinário’ que ganhou a licitação?”, indagou.
Apesar da crítica situação dos animais, Viviane fez questão de elogiar o trabalho das funcionárias responsáveis pela limpeza do local. “A única coisa que eu tenho para elogiar é a questão da limpeza, tá tudo muito limpo, tá tudo limpinho”, destacou. Ela ressaltou que a equipe de limpeza faz o possível para cuidar dos animais, alimentando-os e mantendo o ambiente limpo, mas a falta de recursos e de apoio da administração impede que o trabalho seja realizado de forma adequada.
Viviane afirmou que, embora tenha planejado visitar o local pessoalmente, não conseguiu devido aos compromissos relacionados à ONG que coordena. Mesmo assim, declarou estar profundamente impactada pelas imagens. “Começar o dia com essas imagens foi a pior coisa que poderia me acontecer. Uma sensação de revolta, nojo, fracasso, incapacidade…”, desabafou.
A futura vereadora assumiu o compromisso de transformar a realidade dos animais do CCZ em 2025. “Por todos esses animais que hoje estão sofrendo, eu prometo que a partir do ano que vem eles não serão mais invisíveis. Eu serei a voz deles e vou devolver a eles o que é direito: direito à vida, cuidados, alimentação, dignidade.”
Prefeito eleito manifesta apoio à causa
Em meio à repercussão da denúncia, o prefeito eleito de Ibaté, Ronaldo Venturi, também se posicionou sobre o caso. Em declaração, ele reforçou o compromisso de sua futura gestão com a proteção animal e manifestou solidariedade à luta de Viviane. “Viviane Serafim e todos que também amam os animais, vamos cuidar dos nossos animais com o respeito e a dignidade que eles merecem. Estamos juntos nessa luta. Muito triste essa realidade atual!”, finalizou.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]