
Imagem criada através de Inteligência Artificial (IA)
Uma moradora de Ibaté registrou um boletim de ocorrência por estelionato após seu pai ser induzido a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 1.800, acreditando estar ajudando a filha. O crime foi cometido por meio de um golpe de clonagem de perfil no WhatsApp.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado eletronicamente na manhã desta quarta-feira, 23, o pai da vítima recebeu uma mensagem de um número desconhecido que usava a foto da filha como imagem de perfil. O interlocutor alegava urgência e solicitava que a quantia fosse transferida para um CPF em nome de uma terceira pessoa.
A transferência foi feita, mas posteriormente a vítima percebeu que se tratava de um golpe e acionou a Polícia Civil por meio da Delegacia Eletrônica. O caso foi registrado como estelionato, com autoria ainda desconhecida, e encaminhado à Delegacia de Polícia de Ibaté para investigação.
A vítima foi orientada sobre o prazo de seis meses para representação criminal a partir da identificação do autor do crime. A polícia destaca a importância de confirmar solicitações financeiras feitas por aplicativos de mensagens, especialmente quando envolvem urgência e números desconhecidos.