SÃO CARLOS | Paraná Filho quer informações sobre vacinação contra HPV para meninos

O vereador Paraná Filho (PSB) protocolou na Câmara Municipal um requerimento ao prefeito Airton Garcia solicitando informações, por meio da secretaria municipal de Saúde, sobre a vacinação contra HPV para meninos de 12 a 13 anos na rede pública em São Carlos. O Ministério da Saúde anunciou que a partir deste mês a vacinação será estendida aos meninos dessa faixa etária.

Paraná Filho observa no documento que o vírus HPV é altamente contagioso, e que a vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV, dois deles relacionados com o aparecimento de câncer de colo de útero, e outros dois relacionados com o aparecimento de verrugas genitais. Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para diminuição do câncer de colo de útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, beneficiando o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, vez que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, anus e verrugas genitais, problemas estes relacionados com o HPV.

Levando em conta que São Paulo capital e outras cidades do país já receberam as vacinas que visam reduzir a propagação deste vírus, o vereador afirma que “em São Carlos não pode ser diferente, devendo a Secretaria de Saúde do município, reivindicar esta importante vacina para nossa cidade”. No requerimento, ele pergunta se os postos de saúde do município já receberam as vacinas e, em caso positivo, como serão os trabalhos de divulgação e aplicação do medicamento. Se a resposta for negativa, solicita informações detalhadas sobre os motivos que impedem a vinda das vacinas para São Carlos.

Deixe um comentário