SEGURANÇA | Prefeitura retoma Atividade Delegada em Araraquara
A Prefeitura acaba de retomar a Atividade Delegada em Araraquara. O programa ocorre em parceria com a Polícia Militar, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, e possibilita que policiais auxiliem voluntariamente o município durante suas horas de folga. O objetivo é combater a criminalidade e delegar atribuições na área de posturas.
Implantada em Araraquara em agosto de 2016, a ação foi retomada pelo prefeito Edinho Silva e conta com dois policiais militares por dia, que atendem exclusivamente os residenciais Valle Verde e Romilda Taparelli. De acordo com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, a ideia é ampliar o programa futuramente, aumentando o número de policiais atuantes e a região atendida para garantir mais segurança à população.
Os policiais atuam fardados e com viatura. A Prefeitura é responsável pelo pagamento das horas trabalhadas e o Estado entra com os veículos e todos os equipamentos necessários para que os policiais possam trabalhar.
“O programa é importante e benéfico para a segurança de Araraquara e vai ao encontro do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. A prática também fortalece a cooperação entre as instituições. Por estes motivos a ação teve, de pronto, o aval do prefeito Edinho”, conta o secretário da pasta, coronel João Alberto Nogueira Junior.
A Atividade Delegada foi implantada na capital em 2009 e, posteriormente, foi expandida para outras cidades do Estado por meio de convênio com as prefeituras.