SÃO CARLOS | Presidente da Câmara e vereadores se reúnem com dirigentes da Santa Casa

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas), participou juntamente com vereadores e assessores parlamentares de uma reunião nesta quarta-feira (18) com integrantes da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos para obter informações sobre a atual situação do hospital e do atendimento prestado à população.

Recebida pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior e integrantes da Mesa Administrativa, a comitiva da Câmara reuniu o presidente da Comissão de Saúde, vereador Lucão Fernandes (PMDB), e os vereadores Elton Carvalho (PSB), Laíde Simões (PMDB), Azuaite França (PPS), Robertinho Mori (PSDB), Moisés Lazarine (Democratas), Leandro Guerreiro (PSB), Rodson Magno do Carmo (PSDB) e João Muller (PMDB), Paraná Filho (PSB) e Luiz Henrique (Democratas).

Julio Cesar ressaltou a importância da participação dos parlamentares, entendendo ser necessário obter informações  sobre o que realmente ocorre para realizar gestões junto aos governos estadual e federal em busca de recursos para a saúde pública na cidade. “Sempre que posso tenho buscado recursos para ajudar a Santa Casa, foram realizadas  milhares de cirurgias eletivas nestes últimos anos e tenho uma relação muito próxima. Neste momento queremos fortalecer o apoio do Legislativo, no que compete a nós vereadores estamos sempre dispostos a ajudar, conhecendo os números e sabendo das dificuldades que a instituição hospitalar atravessa”.

Depois de qualificar a reunião como “extremamente positiva” por ratificar a importância da união de forças em busca de solução para os problemas da cidade, principalmente na área de saúde. “Sabemos do papel importante da Santa Casa e com um relacionamento cada vez mais próximo de todos – os 21 vereadores, a Mesa da Santa Casa e o gestor municipal – o objetivo é buscarmos soluções visando à melhoria da saúde pública”.

Durante o encontro, o 1º. Secretário da Mesa Administrativa, Antonio Stefani, comentou que em 40 anos de atuação como mesário poucas vezes viu um grupo tão amplo de parlamentares presentes para ouvir o que a direção da Santa Casa tem a dizer.

“SOMATÓRIA DE ESFORÇOS” – O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior disse que esta quarta-feira “foi um dia importante para a saúde pública de nossa cidade”, pela presença dos vereadores à reunião no qual foram apresentados números da atuação do hospital que é referência de atendimento no município. “É um grande passo numa somatória de esforços com o poder público municipal; com o prefeito, a Câmara e a Santa Casa poderemos até ir a Brasília brigar para aumentar as verbas de são Carlos que hoje são poucas”,, disse.

Morillas Junior tem expectativa de que na nova gestão do prefeito Airton Garcia, da Câmara Municipal, da secretaria municipal de Saúde e as ações do corpo clínico e administração da Santa Casa “possamos caminhar para organizar o sistema  público de saúde nossa cidade”.

O provedor considerou importante a iniciativa do Legislativo de “conhecer esse complexo sistema de saúde, não só de São Carlos, mas em nível nacional”. Ainda assim, ponderou que em sua opinião “São Carlos ainda está anos luz à frente da grande maioria dos municípios do Brasil e tem um sistema público de qualidade”.

“Precisa melhorar, precisa de recursos, mas poucos municípios do Brasil tem um sistema público que hoje nos temos em São Carlos. Não  há espaço para retrocesso não, nos temos que pensar em melhorar o que já existe, o que já é bom, concluiu.

Deixe um comentário