POLÍTICA | Drads Araraquara garante Criança Feliz em 12 municípios da região

Por meio de parcerias com a Drads Araraquara (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), 12 prefeituras da região aderiram ao Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz, desenvolvido em conjunto pelos Governos Federal e Estadual.

A socióloga Edna Martins, diretora da Drads Araraquara, está se reunindo com os prefeitos dos 12 municípios contemplados e que aderiram ao programa para definir os detalhes do projeto: Tabatinga, Américo Brasiliense, Descalvado, Araraquara, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, São Carlos e Taquaritinga. 

 “Trata-se de um projeto que visa o fortalecimento do vínculo familiar e a proteção das crianças na primeira infância. Ter um agente que visite as famílias é importante para resolver questões como violência doméstica, saúde e educação. É o poder público indo até as pessoas”, enfatiza Edna. O diretor técnico da Drads, Paulo Albano Filho, também participa das reuniões nas prefeituras.

 Criança Feliz

Implementado nas áreas de saúde, educação, assistência social, justiça e cultura, o Programa Criança Feliz tem objetivo de promover o desenvolvimento das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. 

O público prioritário é formado por gestantes e crianças até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos e suas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada; e crianças até seis anos que estão afastadas do convívio familiar por medida protetiva e suas famílias. 

Por meio de repasse financeiro, o município fica encarregado de contratar os visitadores, fortalecer a rede de acolhimento e mobilizar e capacitar as equipes participantes.

Deixe um comentário