SÃO CARLOS | Santa Casa realiza Aula Inaugural para 11 novos residentes médicos

SÃO CARLOS | Santa Casa realiza Aula Inaugural para 11 novos residentes médicos

O Departamento de Ensino da Santa Casa de São Carlos recebeu 11 novos residentes médicos para Aula Inaugural que apresentou a estrutura e o funcionamento do hospital. Com essa turma, a Residência Médica soma, no seu terceiro ano de atividade, 19 médicos que cursam especialização em Ortopedia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria.

A Santa Casa solicitou em fevereiro à Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) o credenciamento dos programas de Residência Médica em Anestesiologia, Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia. O Departamento de Ensino trabalha para a abertura desses novos programas em 2018. 

A Aula Inaugural foi comanda pelo dr. professor e coordenador do Departamento de Ensino, Carlos Fischer de Toledo, que explicou aos novos residentes a estrutura que eles terão durante o curso. Paulo Roberto Sobreira Beatrice, Procurador Administrativo da Mesa Administrativa da Santa Casa deu as boas-vindas e colocou a Provedoria à disposição do grupo. 

A seleção de Residência Médica para 2017 contou com cerca de 111 médicos inscritos, o que gerou uma estatística de 10 por vaga, número considerado pelo Ministério da Educação como excelente. Desses inscritos 86 fizeram a prova e 46 foram aprovados que gerou os 11 selecionados que passam a cursar o primeiro ano dos programas de Residência Médica, nas suas respectivas especialidades. 

Novas Parcerias

A Santa Casa vem ampliando o Departamento de Ensino. Em fevereiro recebeu 20 alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil de Fernandópolis iniciaram, as atividades do Internato Hospitalar, que representa o estágio que o aluno realiza no último ano de graduação.

Esses alunos somados a outros 80 do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) farão o Internato Hospitalar por um período de dois.

De acordo com o analista do Departamento de Ensino, André Mascaro, o desenvolvimento do programa nestes três anos possibilitou a nova parceria. “A busca pela certificação de ensino faz com que a Santa Casa crie também novas parcerias que é o que está acontecendo nesse momento, com a Universidade Brasil. Com isso nós passamos a 2017 a ter alunos de duas universidades”.

O Departamento de Ensino atua ainda na elaboração e controle dos estágios dos alunos de Enfermagem do curso técnico de quatro escolas de São Carlos e de graduação da UFSCar.

Além de ser o departamento responsável por todos os contratos da Santa Casa com as instituições de ensino.

Deixe um comentário