SÃO CARLOS | Secretarias iniciam levantamento de informações para Programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, iniciou o levantamento de informações para participar do Programa Município VerdeAzul. Na manhã, da última sexta-feira (7), representantes das diversas secretarias participaram de um encontro para direcionamento das ações. 

O Programa Município VerdeAzul – PMVA, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem como objetivo principal estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

O município melhor ranqueado recebe um prêmio em dinheiro. “No ano passado os municípios mais bem ranqueados receberam R$ 1,5 milhão. Este ano passamos para R$ 15 milhões, ou seja, dez vezes mais”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante um evento de capacitação de interlocutores do Programa. A verba será transferida por meio de equipamentos e maquinários para o desenvolvimento de projetos nos municípios.

Atualmente, São Carlos ocupa a 162º e a meta é melhorar a posição. “O Programa do Município VerdeAzul é estratégico para o Estado de São Paulo. Ele tem orientações muito claras para o processo ambiental dos municípios. As diretrizes envolvem infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente. Esse conjunto, se trabalhado com bastante afinco, vai colocar São Carlos num outro patamar em termos de classificação. Para nós, não é só a classificação, é a organização do município em torno de um programa de sustentabilidade, de um programa ambiental de longo prazo”, afirmou o professor-doutor José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.  

A avaliação acontece em três processos: o primeiro será concluído em um evento no dia 8 de junho, o segundo será no dia 22 de setembro e, no dia 21 de dezembro, será anunciado o Ranking Ambiental. Para a interlocutora do programa no município, Ana Paula Luzia, as secretarias terão papel fundamental na participação da cidade no PMVA. “O Município VerdeAzul não é um programa que a Coordenadoria do Meio Ambiente está desenvolvendo. É um programa para o município desenvolver e as secretarias estão diretamente envolvidas, são elas que vão nos ajudar com informações sobre as ações desenvolvidas em São Carlos. É baseado nessas informações que será feito o ranking. Esperamos contar com todos”, conclui Ana Paula.

Deixe um comentário