SÃO CARLOS | Prefeitura inicia procedimento de Concurso Público para contratação de médicos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, vai publicar nos próximos dias edital para abertura de concurso público destinado ao provimento de vagas para os empregos de médicos (várias especialidades e de urgência e emergência), auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde e assistente administrativo, todos os cargos que não têm mais concurso válido.

O prefeito Airton Garcia determinou a abertura do concurso ainda no mês de abril, porém são necessários vários procedimentos até que o edital seja publicado. “O processo não é rápido, mas vamos agilizar, primeiro o prefeito autorizou, já estamos fazendo tomada de preço, a média de preços, para ter ideia de quanto vamos investir, já que temos que contratar uma empresa, via processo licitatório, para elaboração e aplicação das provas”, explica a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes.

Quanto ao número de vagas para cada cargo a secretária disse que será nomeada uma comissão para acompanhar todos os detalhes do concurso, inclusive o número de vagas. “Em geral não se coloca um número elevado de vagas, mas isso não impede se necessário, que mais candidatos sejam convocados da lista de aprovados. No concurso passado colocamos 10 vagas para médicos plantonistas, porém como foi necessário, todos da lista foram chamados”.

De acordo com o prefeito Airton Garcia essa é mais uma tentativa para resolver o déficit de vagas na rede pública de saúde. “Precisamos reabrir as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Santa Felícia e do Cidade Aracy, mas para isso é necessário a contratação de mais médicos. Já realizamos um processo seletivo e já esgotamos todas as vagas do último concurso, por isso vamos abrir outro para tentarmos resolver em definitivo essa situação. Também solicitei um estudo para verificar se é possível um aumento nos vencimentos dos médicos”.

Segundo o secretário de Saúde, Caco Colenci, o objetivo das contratações é completar o quadro de profissionais da pasta. “Essas contratações visam inicialmente regularizar a situação, suprindo as vagas em aberto na urgência e emergência e também ampliar o atendimento à população”.

HU 

A Prefeitura também já firmou acordo com o Hospital Universitário pelo qual serão disponibilizadas 408 consultas mensais no ambulatório de Especialidades HU-UFSCar.

Ficou estabelecido que as consultas serão oferecidas nas especialidades de endocrinologia (48), Hematologia (72), Nefrologia (144), Neurologia (72) e Cardiologia (72). O HU vai encaminhar todo o dia 15 de cada mês as agendas do Ambulatório para o Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente será encaminhado para esse procedimento por meio das unidades básicas e de saúde da família, não sendo necessário ir ao HU para marcar a consulta.

Deixe uma resposta