SÃO CARLOS | H-Universitário promove o primeiro atendimento no Ambulatório de Especialidades

Usuária foi atendida por um neurologista após quatro meses de espera na rede pública

No último dia 3 de maio, foi realizado o primeiro atendimento no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário Prof. Dr. Horário Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar). O atendimento foi realizado no âmbito de acordo firmado no dia 6 de abril entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e o HU-UFSCar pelo qual serão disponibilizadas 408 consultas mensais no Ambulatório, em diferentes especialidades.

A usuária Kátia Cristina Dei Agnoli foi atendida na área de Neurologia, e aguardava desde janeiro uma consulta nessa especialidade para tratar uma enxaqueca. “O atendimento foi muito diferenciado, gostei bastante”, relatou Kátia.

Valéria Gabassa, gerente de Atenção à Saúde do HU, afirma que as especialidades de Neurologia e Cardiologia têm grande demanda do Município e a agenda está ocupada desde o início dos atendimentos. “As outras especialidades ainda não têm uma demanda muito clara para o Município e vamos aguardar como se dará a ocupação das agendas das demais especialidades pela rede”, explica Gabassa.

Aproximadamente 400 consultas serão ofertadas neste primeiro mês de atendimento nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia e Nefrologia. Além disso, Valéria Gabassa informa que no mês de junho também será iniciado o ambulatório de Gastroenterologia. “Essa nova especialidade também é uma demanda no Município. Fomos informados pelo Complexo Regulador que a rede já está sem esta especialidade há alguns meses e que há grande demanda. Dessa forma, o HU buscou viabilizar o atendimento dessa necessidade também”, esclarece a gerente de Atenção à Saúde do Hospital.

É importante ressaltar que os atendimentos do Ambulatório de Especialidades do HU são regulados pelo Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir da agenda que o HU disponibiliza no dia 15 de cada mês.

“Acreditamos que o Ambulatório de Especialidades agrega valor ao papel do HU-UFSCar na rede de atenção à saúde do Município. Dessa forma, nossa expectativa é que possamos ampliar a oferta da especialidades e de consultas à população”, conclui Valéria Gabassa.

Deixe uma resposta