SÃO CARLOS | Audiência pública discute implantação de neuroeducação na rede municipal
A Câmara Municipal promove nesta quinta-feira (11) às 19 horas, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à implantação da Neuroeducação como campo interdisciplinar na área da educação. A realização do evento foi agendada por solicitação do vereador Chico Loco (PSB) por meio de requerimento aprovado por unanimidade no Legislativo. Deverão participar vereadores, o secretário municipal de Educação, Orlando Mengatti, e representantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) e Associação de Capacitação Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (ACORDE).
A Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e aprendizado. “A Neuroeducação tem se destacado como uma nova área do conhecimento humano”, afirma o vereador Chico, que é médico. “Ela abrange a integração entre a neurociência e a educação ajudando o ser humano a modificar estruturas funcionais limitantes na aprendizagem e aperfeiçoar as operações das matrizes de inteligência através do seu mapeamento cerebral, possibilitando a expressão máxima da sua potencialidade”.
Na justificativa da proposta para discussão do tema, Chico Loco observou que através da Neuroeducação é possível compreender quais e como os distúrbios e doenças mentais podem afetar o aprendizado dos alunos e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
A audiência, aberta à participação da comunidade, será transmitida pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.