ARARAQUARA | Maternidade Gota celebra Dia da Doação de Leite Humano

 

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional e também Municipal da Doação de Leite Humano. A data simboliza a união de esforços para a preservação da vida de milhões de crianças. E para comemorar e conscientizar as mães sobre a importância da doação, a Maternidade Gota de Leite promoverá uma série de atividades, visando incentivar esse ato de amor que ajuda a salvar vidas. A lei municipal é de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Na sexta, às 9h, está programada uma visita ao Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite. Às 9h30, as participantes assistirão a uma palestra sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. Na sequência, às 10h, as mães participarão de uma confraternização para trocarem experiências.

No sábado (20), às 9h30, acontecerá nova palestra sobre amamentação e doação de leite humano. Às 10h, está prevista uma atividade de relaxamento e, às 10h30, uma confraternização.

A programação é voltada a puérperas internas, doadoras cadastradas no Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade, gestantes da rede municipal de saúde e mulheres interessadas em doar leite humano. Não é necessário se inscrever previamente.

A nutricionista da Gota de Leite, Natalya de Souza Borges, destaca a importância da doação do leite materno. “Bebês que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável”, diz.

Natalya convida as mulheres que amamentam a fazerem a doação e ressalta que a necessidade de leite humano é grande já que o estoque do Posto de Coleta é baixo para atender todos os bebês que precisam. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação”, explica.

O leite que chega ao Posto é destinado às crianças da UTI Neonatal da Maternidade Gota de Leite e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros ou que estão abaixo do peso e não sugam. Um litro de leite humano pode alimentar até dez bebês internados por dia.

Benefícios do leite materno para o bebê – O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso ele é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com o leite materno, o bebê ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Benefícios da amamentação para as mães – Ao amamentar, a mulher perde mais rápido o peso que ganhou durante a gestação, diminui o sangramento do útero (que ocorre por um período após o parto) e reduz as chances de desenvolver câncer de mama e de útero. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo emocional com o bebê.

Como doar

A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta, pois é realizada na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro. As coletas seguintes podem ser feitas em casa, com o kit fornecido pela Maternidade. A equipe dará as orientações necessárias e entrará em contato com a doadora para marcar o dia para pegar o frasco de leite congelado.

Antes da doação, a doadora passará por uma triagem e fará uma ficha de cadastro. É necessário também apresentar a carteirinha da gestante e exames de HIV, VDRL, Hepatite B e Hepatite C.

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

Deixe um comentário