SÃO CARLOS | Câmara Municipal dá início ao Parlamento Jovem São-carlense nesta terça-feira

A Câmara Municipal na gestão do presidente Julio Cesar (Democratas) promove nesta terça-feira (6), às 9h30, na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, o lançamento do inédito programa “Parlamento Jovem”, instituído pela Resolução Nº 297,de  iniciativa dos vereadores Paraná Filho (PSB) e Gustavo Pozzi (PR). O ato de lançamento  contará com palestra do diretor legislativo, Netto Donato, alusiva ao tema “O Poder Legislativo e suas atribuições”. Comparecerão vereadores-estudantes de 19 escolas da rede estadual de ensino, previamente selecionados pela Diretoria Regional de Ensino para participar do programa. Também foram designados os assessores-estudantes, que vão acompanhar os trabalhos.

Nesta semana os jovens se reunirão na sala das sessões às14h30. Na quarta-feira (7), serão realizadas a posse, eleição da mesa diretora e apresentação/leitura dos Projetos de Lei elaborados pelos vereadores-estudante. Na quinta-feira (8) haverá apresentação/leitura dos Projetos de Lei e votação. E na sexta-feira (9) às 14h30 ocorrerá a Sessão Ordinária, Diplomação e encerramento, com presença de autoridades como o presidente da Câmara, Julio Cesar, o juiz eleitoral, Antonio Benedito Morello, e a diretora regional de Ensino, Débora Blanco.

O Parlamento Jovem São-carlense foi regulamentado em abril deste ano e prevê atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

O PJS será constituído por estudantes do ensino médio, devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas situadas no Município, que escolherão um partido representado pelos seguintes temas: Cultura, Defesa das Pessoas com Deficiência; Defesa dos Direitos da Mulher; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos e Minorias;Educação, Ciência e Tecnologia;Esporte e Lazer;Infância e Juventude;Meio Ambiente e   Desenvolvimento Sustentável;Saúde; Segurança Pública e Trânsito.Todos os participantes do programa receberão certificado de participação.

Ao formular o projeto, os vereadores Paraná Filho e Gustavo Pozzi observaram que o Parlamento Jovem São-carlense “é uma ferramenta importantíssima para demonstrar o valor da participação de jovens do município de São Carlos no processo legislativo, para que desde cedo tenham pleno conhecimento da forma como é exercida a cidadania e garantido os direitos fundamentais”.

“É de extrema importância que os jovens tenham a oportunidade de compreender o significado da representação popular e a vivência do processo democrático para que no futuro próximo contribuam para o pleno desenvolvimento da comunidade local”, acrescentam, na justificativa da proposta agora implementada.

Deixe um comentário