SAÚDE | AGORA VAI!! AME de São Carlos deve atender a população em até 120 dias

 

O prefeito Airton Garcia, ao lado do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), havia solicitado ao governador Geraldo Alckmin, na quarta-feira (26), em Rincão, urgência para que a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Carlos entrasse em funcionamento o mais rápido possível.

O governador Geraldo Alckmin havia prometido checar junto a Secretaria de Saúde do Estado os prazos e verificar o que poderia ser possível para agilizar o processo.

E a boa noticia para a cidade de São Carlos chegou. Na tarde de sexta-feira (28), em reunião com o prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde (DRS III), Antonio Martins de Oliveira, informou ao prefeito que o pleito foi atendido.

O edital para a contratação da Organização Social (OS), que vai administrar a unidade (forma que o estado trabalha em todos os AMEs), foi publicado no Diário Oficial do Estado. É a Resolução SS 58 autorizando a abertura do certame para a contratação da Organização Social de Saúde (OSS), para o gerenciamento do AME de São Carlos.

O edital fica no ar até o dia 9 de agosto para que as Organizações Sociais interessadas apresentem as propostas. O próximo passo será a analise pela Secretaria Estadual de Saúde para definir a Organização vencedora. Feita a publicação no Diário Oficial do Estado a OSS contratada terá 90 dias para fazer os trabalhos de adequação do prédio (finalizar a reforma, promover a pintura e instalar equipamentos) para que o AME entre em funcionamento e passe a atender os usuários do SUS em São Carlos com consulta e exames de especialidades.

A Prefeitura de São Carlos, em função dos desmandos ocorridos na adaptação do prédio na gestão passada, vai ter que gastar R$ 700 mil para colocar as instalações em condições de receber os equipamentos para entrar em funcionamento.

O Secretário Municipal de Saúde Caco Colenci recebeu a noticia com alegria e considera um importante passo na reta final da implantação do AME em São Carlos. 

“Quero agradecer o apoio do prefeito Airton Garcia e a DRS III na pessoa do diretor Antonio que nos ajudou e se dedicou para que esse sonho de São Carlos se tornasse realidade conquista que vai aumentar a qualidade do serviço de saúde prestado na cidade”, comemora Colenci.

Caco Colenci está otimista com a entrada em funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades. “Teremos até o Natal um grande presente para a cidade de São Carlos. A unidade do AME vai nos ajudar a diminuir o sofrimento da população, principalmente em relação às consultas e exames, um ganho histórico para São Carlos”.

O prefeito Airton Garcia ressaltou que a administração está trabalhando arduamente para abrir o AME, e uma das medidas foi reforçar o pedido junto ao governador Geraldo Alckmin.

“Eu acho que o reforço ajudou porque no dia seguinte já vieram nos procurar e dar a noticia de que foi dado ordens pelo Governo do Estado para acelerar a instalação do AME. Acredito que agora é só o tempo burocrático, a burocracia legal, para que o AME seja inaugurado. Dentro de no máximo 120 dias o AME já estará atendendo a população de São Carlos”, anunciou o prefeito.

Entretanto, o prefeito ressalta que a Saúde em São Carlos está muito precária e com muitos problemas.  “Com o AME funcionando a gente melhora um pouco, mas ainda há uma estrada muito grande a percorrer, nós estamos batalhando por outras coisas além do AME. A Saúde de São Carlos precisa melhorar muito, o AME vai ser uma ajuda, mas ainda não é tudo”, ponderou o prefeito.

Deixe uma resposta