SÃO CARLOS | Aprovado Projeto de Robertinho sobre orientação e teste vocacional na rede municipal de ensino

Alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino terão acesso a um “Programa de Orientação e Teste Vocacional”, conforme prevê um projeto de lei substitutivo apresentado pelo vereador Roberto Mori Roda (PSDB) na Câmara Municipal. O projeto de lei No.61 foi aprovado por unanimidade, em única discussão, na sessão plenária do último dia 25.

Conforme a proposta, o programa será ofertado gratuitamente aos estudantes da rede pública de ensino a partir do último ano do ensino fundamental, para fins de apoio à decisão sobre o prosseguimento de estudos em curso técnico de nível médio e na educação superior. Para implementar a iniciativa a Prefeitura poderá realizar  parcerias com ONG’s, Universidades e outras Instituições de Ensino, bem como com profissionais técnicos especializados. A lei deverá ser regulamentada no prazo de 60 dias após a sua publicação.

Segundo Robertinho, o projeto é uma ferramenta importante nos dias atuais em que o jovem depara com incertezas no tocante à escolha do caminho para um futuro certo e seguro. “O Programa e o Teste Vocacional vêm como um suporte para o autoconhecimento, orientando o aluno para futuras opções em atividades profissionais e artísticas, tendo por finalidade intrínseca auxiliá-los no desenvolvimento de suas potencialidades”, afirma.

O vereador observa que a execução do programa não acarretará despesas extras, uma vez que o Poder Público Municipal dispõe de equipe de psicólogas que poderão executar os testes. O projeto aprovado ainda prevê a possibilidade de haver parcerias do município com outras entidades para formação de equipe conjunta.

Deixe uma resposta