SÃO CARLOS | Santa Casa e Corpo de Bombeiros simulam abandono de área no hospital

A proposta é fazer um treinamento da Brigada de Emergência no qual os funcionários enfrentariam uma situação de incêndio na UTI

O Corpo de Bombeiros e o SESMT da Santa Casa de São Carlos realizam nesta sexta-feira, 4 de agosto, a partir das 9 horas, um exercício simulado de abandono de área, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

A ação pretende simular uma situação de incêndio com vítimas, como parte do treinamento da Brigada de Emergência do hospital. Para o treinamento estão envolvidas as seguintes instituições: Corpo de Bombeiro, SAMU, Hospital Universitário (HU), Unimed e algumas empresas particulares de ambulâncias.

A rota a ser utilizada para o abandono será iniciada na UTI, prosseguindo até a rampa de acesso ao bloco D1 e descendo pelo corredor ao estacionamento, onde será montado um aparato para um primeiro atendimento às vítimas.

Para essa ação, a rua na frente do hospital ficará com uma única faixa de rolamento, e a Rua Maestro João Seppe, que fica na parte de traz do hospital, ficará totalmente interditada no período da manhã.

De acordo como engenheiro de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Carlos Eduardo Mellador, a proposta do exercício simulado é envolver funcionários e atores representando pacientes, tudo acontecendo sem parar ou interferir no atendimento das UTIs ou qualquer outro setor do hospital.

“A Brigada de Emergência irá efetuar o combate inicial e retirada de funcionários até a chegada do Corpo de Bombeiros, quando a equipe dos Bombeiros tomará a frente do comando da simulação”. A proposta, segundo o engenheiro, é fazer a retirada das pessoas da UTI para alguma unidade de atendimento que comporte pacientes graves. “Este simulado tem como objetivo verificar toda logística e todo suporte em caso de um incêndio real no prédio da Santa Casa”, ressaltou.

O SESMT e Corpo de Bombeiros reforçam que é uma simulação, para que isso não traga pânico à população.

Nota da Prefeitura

A Secretaria de Transporte e Trânsito informa que nesta sexta-feira (4), o Corpo de Bombeiros irá realizar um simulado de incêndio na Santa Casa de Misericórdia, das 8h30 às 10h.

Por esse motivo, a rua Maestro João Seppe ficará interditada entre a rua Doutor Serafim Vieira de Almeida e a rua Quinze de Novembro. E a rua Oscar Jensen ficará interditada entre a rua Me Saint Bernard e a Maestro João Seppe. Os ônibus serão desviados.

Os agentes de trânsito estarão na região para orientar os motoristas. A Secretaria de Transporte e Trânsito solicita aos motoristas que evitem a região da Santa Casa entre as 8h30 e 10h. 

Deixe um comentário