IBATÉ | Unidades de Saúde do município recebem kits de brinquedos

Atendendo a Lei Federal nº 11.104/2005,  as unidades de saúde de Ibaté receberam kits de brinquedos. A medida é uma ação da Fundação “Maria Cecilia Souto Vidigal”, a qual financiou a compra dos equipamentos, por meio do Programa “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”.

No total, dez locais receberam os brinquedos, sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); três do Programa Saúde da Família (PSF); o Ambulatório Municipal; o Abrigo Infantil e o Hospital Municipal “Hermínia Moganti”. O prefeito José Luiz Parella fez a entrega simbólica no hospital municipal e o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez nas UBS’s.

De acordo com a enfermeira e articuladora municipal do Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, Vilma dos Santos Souza, o intuito é de deixar a rotina de crianças em tratamento médico mais amena e mais aconchegante. “A ideia é que as crianças possam se distrair enquanto esperam por atendimento ou durante uma internação, fazendo assim com que se sintam mais calmas”, observou.

A enfermeira destaca que a compra dos brinquedos se deu após a realização da Semana do Bebê na cidade que aconteceu no ano passado. “No ano passado, a Prefeitura Municipal, em por meio do Departamento de Saúde de Ibaté, em parceria com a Fundação ‘Maria Cecilia Souto Vidigal’ e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizou a Semana do Bebê e dentro da programação, em uma das reuniões ficou acordado a criação de brinquedoteca nas unidades de saúde e no abrigo infantil, e agora a fundação está encaminhando os brinquedos para que sejam distribuídos nesses locais”, explicou Vilma.

A articuladora municipal do Programa ressalta também que os objetivos com oferta de brinquedos nessas unidades são de diminuir o estresse frente aos procedimentos médicos realizados, como consultas, vacinas, entre outros, favorecer para um ambiente acolhedor e agradável e salientar a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança, seja motor, neurológico, social e afetivo.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) relatou que esses equipamentos, estando em funcionamento, vai alegrar as crianças, pois quando vão ao médico sempre tem aquele medo, principalmente, nas datas de vacinas.  “Sabemos que as crianças, quando vão às unidades de saúde, sempre tem medo e isso vai fazer melhorar a confiança das crianças, nesse tempo, deixando-as tranquilas e distraídas”, afirmou.

Deixe um comentário