IBATÉ | Sociedade ibateense elege membros do Conselho Municipal de Turismo

Durante encontro realizado quinta-feira, 14, no Centro Comunitário “João Baptista Lopes”, a sociedade ibateense elegeu os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Ibaté.

O COMTUR terá o papel de fiscalizar os investimentos da Prefeitura de Ibaté na área do Turismo, além de sugerir novos investimentos e ações, cuidando também da gestão dos recursos destinados ao setor.

José Augusto Santana foi eleito o primeiro presidente do Conselho, que terá o objetivo de consolidar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

“Esse foi o primeiro passo para que a nossa cidade continue desenvolvendo o seu potencial turístico, visando à mobilização da cadeia produtiva para um controle social que visa formular políticas públicas para o turismo”, explicou o presidente.

Santana explica que o COMTUR atuará em conjunto com as entidades que o integram, através de seus membros titulares e suplentes. “O Conselho se forma com representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e da cadeia produtiva do Turismo. Teremos por finalidade, contribuir para a efetiva implantação, cumprimento, desenvolvimento e planejamento das atividades turísticas e econômicas no município”, explicou.

O presidente lembra que a cidade vem respeitando os trâmites para receber o título de MIT (Município de Interesse Turístico). “Tivemos a criação do Plano Diretor de Turismo, a aprovação pela Câmara de Vereadores da criação do COMTUR e, agora, a eleição dos membros deste Conselho”, explicou Santana.

Caso consiga obter o titulo de MIT, Ibaté passará receber recursos estaduais para o desenvolvimento do turismo. “Serão recursos na ordem de R$ 450 mil para investimento em turismo, que deveremos aplicar no Natal Encantado, no Motocross e na sinalização de trilhas para ciclistas e motociclistas, cachoeiras, entre outras”, explicou.

A efetivação do conselho passará a ter validade após decreto assinado e publicado pelo prefeito José Luiz Parella (PSDB).

Para o prefeito Zé Parrella, a ideia é que a cidade tenha um turismo receptivo. “Temos além de várias cachoeiras, trilhas para motocross, jipes e bicicletas. Ibaté é propícia para o turismo e vamos explorar essa vocação”, afirmou.

Deixe um comentário