SÃO CARLOS | Prefeitura em parceria com a Rumo Logística vai melhorar a segurança nas passagens em nível

O secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali e o diretor do Departamento de Planejamento Territorial, Alberto Engelbrecht, se reuniram na manhã desta terça-feira (10), com a diretora de Relações Corporativas e Projetos da Rumo Logística, engenheira Andriele Rodrigues, empresa que detém hoje quatro concessões de ferrovias no Brasil, totalizando 12,9 mil km de malha ferroviária.

Na pauta da reunião as passagens em nível existentes em São Carlos, na General Osório e no CDHU, que são os cruzamentos de dois importantes modais de transporte: o rodoviário e o ferroviário. “Discutimos como melhorar a segurança nas passagens em nível, já que pretendemos instalar semáforos e fazer uma nova sinalização na vertical e na horizontal, conforme determina a legislação”, disse Coca Ferraz.

De acordo com Andriele Rodrigues, a proposta é que as passagens em nível recebam uma sinalização semafórica sincronizada com a sinalização já existente. “Quando o semáforo ficar no vermelho, automaticamente já bloqueia a passagem e ativa também o sinal sonoro. Para que o projeto seja implantado em São Carlos viemos buscar a parceria da Prefeitura”, explica a engenheira da empresa Rumo Logística.

Para o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, estes cruzamentos são pontos de alto risco. “Embora a frequência de acidentes ferroviários seja inferior a de acidentes de outros modais, o índice de gravidade é bem elevado. Nestes casos, os índices de perda de vidas, ferimentos e danos materiais são muito alarmantes, portanto essa sinalização com sistema sincronizado vai dar mais segurança para todos”.

A parceria com a Rumo Logística para melhorar a sinalização das passagens em nível está dentro de um contexto maior, que é o trabalho de planejamento viário. “Também estamos trabalhando com a Secretaria de Habitação para a implantação do anel viário e de outros corredores, como o corredor da avenida José Pereira Lopes que vai ser alargado”, ressaltou o secretário de Transporte e Trânsito.

Giuliano Cardinalli afirmou que já está conversando com os responsáveis por novos empreendimentos para que eles participem da implantação do anel viário. “Temos muitos empreendimentos em fase de aprovação, cujas áreas fazem parte do trajeto do anel viário, portanto acreditamos que as obras possam ser custeadas pela iniciativa privada por meio da contrapartida obrigatória. Com isso vamos ter mais 20% de anel viário”, finaliza o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Deixe um comentário