SÃO CARLOS | Prefeito Airton Garcia visita Centro de Referência do Idoso na Vila Irene

Centro receberá manutenção, reposição de equipamentos e será revitalizado com obras de novos espaços externos para prática de atividades físicas

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vereador Rodson Magno e dos secretários municipais Glaziela Solfa, de Cidadania e Assistência Social, Mariel Olmo, de Serviços Públicos e do assessor especial de Gabinete, Antonio Carlos Catharino, visitou na manhã desta quarta-feira (25), as instalações do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla, localizado na Vila Irene.

Os trabalhos do Centro são coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e voltados às pessoas da terceira idade com o oferecimento de atividades físicas, oficinas, dança, teatro e aulas de informática.

O Centro foi reinaugurado em fevereiro de 2016, entretanto, precisa de algumas melhorias pontuadas pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa. “O Centro é um espaço importante, atende idosos com idades entre 60 e 80 anos, temos aqui uma série de situações que estão precisando de melhorias e em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, junto com o vereador Rodson, vamos tentar melhorar essas condições, como das calçadas, da manutenção externa das árvores e criação de novos espaços para as pessoas que frequentam. São ações para tentar melhorar a qualidade física do espaço, o trabalho é muito bom, a equipe super comprometida, os idosos gostam de estar aqui, tem grande frequência, mas a gente precisa melhorar essa condição externa”, enfatizou.

Letícia Guarisco, professora do curso de gerontologia da UFSCar ressalta que no Centro de Referência do Idoso são desenvolvidas ações de disciplinas práticas e alguns projetos de extensão da universidade. “É um espaço comunitário importante para os idosos que buscam qualidade de vida, um envelhecimento saudável, nesta fase da vida, com práticas de atividade física, inclusão social, educação em saúde e inclusão digital. O espaço de acolhimento precisa de algumas melhorias na área externa, um espaço comunitário de caminhada, de práticas de atividade física ao ar livre, temos espaço para isso, só não temos condição de uso pela questão de manutenção”, ponderou.

O prefeito Airton Garcia ressaltou que o espaço interno está adequado, arrumado, limpo e bem cuidado. “Eu queria dar os parabéns para o pessoal que trabalha aqui, agora tem algumas reclamações e nós precisamos ver o que a gente pode fazer. O maior problema aqui é a segurança, já entraram aqui num domingo e levaram um equipamento, uma esteira que pesa 100 kg, então, o problema está fora do espaço, vamos arrumar um jeito de melhorar essa questão. A Prefeitura iniciou a limpeza neste momento e está deixando tudo em ordem, o problema é de segurança mesmo”, disse o prefeito.

O vereador Rodson Magno explicou que mora nessa região. “Estou feliz porque o prefeito se comprometeu em fazer várias reformas aqui. O Centro Comunitário Vera Lúcia Pilla foi inaugurado, reinaugurado, tem mais de 40 anos, necessita de algumas coisas que ficaram para trás como a cobertura da quadra, precisa dar continuidade a construção da pista de caminhada, realizar a poda das árvores, pintura, dar uma revitalizada. O prefeito se comprometeu resolver a questão da segurança. Vou destinar emenda parlamentar para repor os equipamentos furtados para que as pessoas tenham qualidade de vida quando usufruírem deste espaço público”, disse o vereador.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo, informou que a Prefeitura já fez a roçagem e dois reeducandos fizeram a varrição, limpeza e ensacaram o mato e folhas para o recolhimento do material. “Foi solicitado para que fizéssemos a poda das árvores, isso já está na nossa programação, vamos orçar também a recuperação das calçadas, da pista de caminhada e eliminar os problemas de infestação de pombos com colocação de telas na quadra. Vamos fazer toda essa programação, levar todos esses custos para a Prefeitura para podermos programar o início dessas atividades”, finalizou Olmo.

Deixe um comentário