SÃO CARLOS | Cidade vai receber Programa Estadual de Qualificação Profissional

 

São Carlos deve receber em 2018 o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), o anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (28), pelo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), José Luiz Ribeiro, em coletiva de imprensa, no Paço Municipal, durante visita a São Carlos para participar do Encontro Regional para capacitação de agentes do Banco do Povo Paulista (BPP).

Acompanharam o secretário José Luiz Ribeiro durante a visita a Prefeitura de São Carlos o prefeito Airton Garcia, a vereadora Cidinha do Oncológico, os secretários municipais Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), Paulo Wilhelm de Carvalho (Infância e Juventude), Edson Ferraz (Esportes e Lazer), o Diretor Regional da SERT, Adriano Januzzi e os agentes de crédito do Banco do Povo de São Carlos, Luiz Fernando Arruda e Valdir Barreiros.

O pedido do PEQ e do programa de implantação de bolsas da Frente de Trabalho, havia sido protocolado pela Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda na SERT.

“Em São Carlos nós temos mais facilidade de implantar o PEQ, porque é uma cidade universitária com vocação para o empreendedorismo e a grande reivindicação do prefeito Airton, do secretário Bragatto e da vereadora Cidinha é a qualificação profissional. Nós estamos fechando o orçamento deste ano e para 2018 nós com certeza vamos trabalhar juntos com São Carlos na qualificação profissional”, disse o secretário José Luis Ribeiro.

Sobre a reivindicação da Frente de Trabalho, Ribeiro disse que se houver mudanças na forma como está concebido atualmente o Programa Estadual, “vamos conseguir trabalhar mais municípios, porque hoje são nove meses da Frente de Trabalho eu vejo para São Carlos a qualificação como um programa de fundamental importância até pela vocação que a cidade está mostrando com realização do Time do Emprego, onde as pessoas estão se transformando em empreendedores. Vamos fomentar ainda mais o empreendedorismo e o conhecimento aqui em São Carlos, uma cidade referência no estado de São Paulo”, justificou Ribeiro.

O prefeito Airton Garcia classificou a visita do secretário Estadual José Ribeiro como muito importante para a cidade, principalmente pelo bom desempenho do Banco do Povo Paulista. “Até agora o Banco do Povo cuidava só de microcrédito e agora, em parceria com a Agência Desenvolve São Paulo, começou a cuidar também de crédito fazendo empréstimos até R$ 30 milhões, iniciativa que certamente vai dinamizar a economia”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda Walcinyr Bragatto, disse que a Secretaria Estadual do Emprego e Relação do Trabalho, através do secretário José Luiz Ribeiro tem sido um importante parceiro para a cidade. “Em trabalho conjunto desenvolvemos dez turmas do Time do Emprego, recuperamos o convênio e colocamos em funcionamento do Banco do Povo Paulista, esse ano já foi injetado mais de meio milhão de reais na economia do município, investindo nos pequenos negócios, gerando mais oportunidades de trabalho e nós recebemos hoje o anúncio do secretário estadual de que São Carlos terá o PEQ. Nós vamos ter já no início de 2018 recursos do Governo do Estado para poder fomentar e ampliar as nossas ações de qualificação profissional, uma conquista importante graças ao apoio decisivo do prefeito Airton Garcia, o contato que ele tem junto às secretarias, ao Congresso e as Câmaras Legislativas e o resultado está vindo, foi bem semeado, está sendo bem trabalhado e a cidade vai colher bons frutos”, ressaltou Bragatto.

PEQ

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental, faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos têm carga horária de cerca de 160 horas, estão divididos em habilidades gerais (40 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (120 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola. 

Capacitação dos agentes de crédito

Depois da visita a Prefeitura, o secretário José Luiz Ribeiro participou da abertura do Encontro Regional para capacitação de agentes do Banco do Povo Paulista, realizado pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) das 9h30 às 12h30, no auditório do SENAC São Carlos. O treinamento reuniu agentes de crédito do Banco do Povo Paulista de cidades integrantes das regionais de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Os agentes puderam conhecer o novo sistema do BPP, cujo gerenciamento de empréstimos e financiamentos passa a ser feito pela Desenvolve SP que está assumindo a administração do Banco com o objetivo de trazer facilidades, informatização, menos papel, menor burocracia, atendendo ao microempreendedor individual e pessoa física. A previsão de início das atividades com o novo sistema é a partir de 11 de dezembro.

Participaram do encontro além do secretário estadual José Ribeiro, o prefeito Airton Garcia, a vereadora Cidinha do Oncológico, os secretários municipais Walcinyr Bragatto e Edson Ferraz, o diretor executivo do BPP, Marcos Wolff, Adriano Januzzi Diretor Regional da SERT, Jarlene Melo, representando a regional de Barretos e Ismael Colosi, representando a regional de Ribeirão Preto, além de vice-prefeitos e representantes de outros municípios.

O secretário estadual José Luis Ribeiro lembrou que o Banco do Povo Paulista vai completar 20 anos e nesse momento que o país sofre com a crise econômica e política e que o desemprego se faz presente, o BPP tem sido vanguarda. “Com essa parceria com a Desenvolve SP, a nossa tendência é crescer, se organizar melhor, dar melhores condições de trabalho para os agentes de crédito, que nos ajudam diariamente a transformar vidas em sonhos, levar esperança para muitas pessoas que hoje são grandes empreendedores”, completou Ribeiro.

Deixe uma resposta