TECNOLOGIA | USP em São Carlos sedia maratona internacional de criação de jogos

Quer desafiar sua criatividade, conhecer novas pessoas, testar suas habilidades e participar de um dos maiores eventos de inovação do mundo? Nos dias 26 a 28 de janeiro ocorre a décima edição da Global Game Jam (GGJ), a maior maratona de desenvolvimento de jogos do planeta, na qual os participantes são convidados a produzir protótipos jogáveis dentro de 48 horas. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos será uma das sedes do evento no Brasil.

Promovido no instituto pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), o evento tem como objetivo estimular inovação, experimentação e colaboração por meio do desenvolvimento de games. “Nós sediamos a GGJ em São Carlos desde a primeira edição e sempre temos coisas bem legais sendo produzidas aqui”, conta Gil Barbosa Reis, organizador do evento e membro do FoG. “É um momento para estimular a criatividade e fazer contatos, além de ser muito divertido, claro”, completa.

Neste ano, a sede de São Carlos tem como apoiadora a Escola Brasileira de Games, plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais. Todos os participantes da GGJ no instituto receberão acesso a um curso da plataforma dentre os disponíveis no formulário, de forma gratuita.

A maratona

A Global Game Jam, que acontece desde 2009, é aberta para todos os públicos e a participação é gratuita. As vagas são limitadas e, para participar, é necessário se inscrever através do preenchimento deste formulário e submeter os jogos no site da maratona. As inscrições ficam abertas até que todas as vagas sejam preenchidas.

É possível ir com um grupo já formado para o evento, conhecer pessoas na abertura e começar um projeto ou, mesmo, participar sozinho. Todos os jogos são feitos a partir de um mesmo tema, que é interpretado de diferentes formas pelos participantes. Podem ser feitos jogos digitais ou analógicos, utilizando, por exemplo, tabuleiro ou cartas. Na última edição, realizada em 2017, a GGJ contou com 700 sedes em todo o mundo e mais de 35 mil participantes, que produziram cerca de 7 mil jogos.

O evento começa às 17 horas da sexta-feira, dia 26, nas salas de aula do bloco ICMC-5, quando o tema será apresentado aos participantes. A partir da abertura, a maratona começa e estende-se, sem parar, até o final do domingo, dia 28, quando os jogos produzidos serão apresentados aos demais participantes no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do instituto.

Serviço

As salas de aula e o auditório estão localizados na Av. Trabalhador São-Carlense, nº 400, no campus da USP em São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fog@icmc.usp.br. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link www.icmc.usp.br/e/bf73c.

Link para submeter os jogos: globalgamejam.org/2018/jam-sites/usp-s%C3%A3o-carlos-fellowship-game

Deixe um comentário