SÃO CARLOS | UPA do Cidade Aracy é reaberta e inicia atendimento à população

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cidade Aracy iniciou o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no final da manhã desta quinta-feira (18). A previsão é atender 250 pessoas por dia e com isso desafogar o pronto atendimento que estava concentrado na unidade da Vila Prado.

Inicialmente o atendimento está sendo realizado por quatro médicos, divididos em dois plantões, com 2 profissionais durante o dia e dois no período noturno. A equipe de enfermagem é a que atendia no antigo posto de estabilização que funcionava no bairro.

“Estamos iniciando o atendimento com essa equipe, se necessário, vamos ampliar. Hoje trabalhamos com 96 plantões na escala do município para atender as duas UPAS, o pronto atendimento da Santa Casa e o SAMU e com isso vamos melhorando a área da saúde no município”, disse o secretário de Saúde, Caco Colenci.

O secretário disse, ainda, que é importante que os moradores entendam que devem procurar a UPA somente em casos específicos. “As pessoas que fazem tratamento nas unidades básicas ou de saúde da família devem continuar, bem como, para retirada de medicação e vacinas. Fizemos um levantamento e 43% dos casos atendidos nas UPAS são de menor complexidade e poderiam ser resolvidos nos postos de saúde. Para tentar diminuir esse índice a Prefeitura está fazendo um estudo para ver se é possível estender o horário de algumas unidades básicas até às 22 horas”, finaliza Colenci.

O prefeito Airton Garcia enfatizou que a UPA fechada era uma lacuna existente na cidade e ressaltou que a falta de médicos é uma demanda que acontece em todo o Brasil, não sendo diferente em São Carlos. “Abrindo as UPAS e contratando mais médicos nós vamos melhorando essa situação que todo mundo sabe que é muito ruim. A UPA está localizada no bairro Cidade Aracy onde reside muita gente que precisa do apoio do poder público. Nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Airton Garcia.

Marcos Palermo, diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, explica que a UPA vai trabalhar inicialmente com uma escala de dois médicos e seis enfermeiros. “O atendimento será 24h para atendimento de urgência e emergência e o nosso protocolo será seguido para diminuir o sofrimento dos pacientes”, explicou.

Júlio de Jesus Martins passou por atendimento médico e destacou que por ser cadeirante tinha dificuldade para se deslocar até a UPA da Vila Prado. “Estava mal há uma semana e hoje soube da reabertura e vim aqui. Fui bem atendido, fiquei feliz com a abertura da UPA próximo da minha casa”, disse Martins.

A paciente Sara Monteiro também gostou do atendimento. “Já tomei o remédio, a injeção, estou bem. Quero agradecer o prefeito por ter aberto a UPA. Nós idosos temos dificuldade para pegar ônibus em busca de atendimento. Agora qualquer problema eu corro aqui”.

Silmara Borges moradora do Jardim Zavaglia foi uma das primeiras pacientes que passou por atendimento na nova UPA. Gostei da boa notícia, antes era muita burocracia e a gente não sabia onde seria atendida. Aqui fui bem atendida e agora fica mais fácil com essa unidade perto de casa”.

O vereador Paraná Filho, que acompanhou de perto todo o trabalho da Prefeitura para a abertura da unidade, lembrou que residem no bairro Cidade Aracy muitas pessoas carentes e a maioria tem dificuldade de transporte. “Entendo que a abertura da UPA do Cidade Aracy não beneficia somente este bairro, mas toda a cidade uma vez que vai desafogar a unidade da Vila Prado. É um importante equipamento de saúde que está beneficiando a população. A unidade é nova, tem novos equipamentos, toda uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e ficamos feliz em ver ela funcionado e com isso facilitando a vida das pessoas que precisam de atendimento”, alegou o vereador.

O vereador Edson Ferreira disse que a primeira impressão foi muito positiva. “Fiquei feliz pela reabertura da UPA no prédio novo. Essa região concentra vários bairros e um grande número de pessoas que ficarão mais tranquilas por ter de volta esse atendimento”, comentou Ferreira.

O prédio da nova UPA tem 1.500 m² distribuídos em dois pisos, localizada na rua Reinaldo Pizzani, no Cidade Aracy II, foi construída com recursos do Governo Federal no valor de R$ 2.743.971,892. O prédio foi inaugurado em dezembro de 2016, porém sem mobiliário e equipamentos, como elevador, licitado pela atual administração e que deve ser instalado até o final deste mês, um investimento de mais R$ 600 mil.

A UPA do Cidade Aracy também atende os moradores dos bairros Antenor Garcia, Presidente Collor, Jardim Zavaglia, Planalto Verde e Residencial Eduardo Abdelnur.

Deixe um comentário