NOVIDADE | SMS da Defesa Civil do Estado já está disponível para moradores de São Carlos

0

 

Os moradores de São Carlos já podem se cadastrar e receber mensagens da Defesa Civil via SMS. O serviço é totalmente gratuito e fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. “É um serviço importante que visa à proteção da vida de pessoas e animais. Assim como salvaguardar o patrimônio público e privado, por exemplo, uma chuva de granizo se é dado o alerta a pessoa retira o veículo e coloca num lugar coberto onde não pode ser atingido”, explicou Pedro Caballero, coordenador da Defesa Civil de São Carlos.

Para solicitar o serviço, é necessário enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem desde que faça um cadastro por SMS. Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

O serviço está previsto na Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população. O sistema começou a funcionar em junho do ano passado como projeto-piloto nos estados do Paraná e Santa Catarina. No Estado de São Paulo, entrou em operação em novembro.

“O sistema está baseado no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e é gerenciado pela Defesa Civil do estado e municípios. O objetivo é enviar informações para a população referentes à região onde ela se encontra e qual o nível de risco meteorológico que ela concentra”, afirmou Caballero.

Deixe um comentário