POLÍTICA | Alunos da rede pública e privada podem se inscrever no Parlamento Jovem Paulista
O programa recebe inscrições de 5 de fevereiro a 9 de março
Os jovens estudantes que queiram se aproximar da rotina do Poder Legislativo podem se inscrever a partir de hoje (5/2), no Parlamento Jovem Paulista, programa idealizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para estimular a participação dos jovens na política, tornando-os deputados de verdade durante um período. Cerca de 2,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas dos 645 municípios do Estado poderão participar do projeto, realizado há vinte anos pela Alesp.
Nesta edição do concurso, serão selecionados 47 projetos de alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico. Para se inscrever, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível aqui) e procurar a diretoria da escola em que estuda.
A Alesp divulgará os selecionados em 2 de abril. Nos dias 26 e 27/04, os estudantes poderão vivenciar toda a rotina de uma casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.