POLÍCIA | Quadrilha que assaltou usinas de Ibaté e região foi presa em “Operação Entressafra”

Do portal G1 São Carlos e Araraquara

A Polícia Civil de Mococa deflagrou na madrugada de domingo (8), a “Operação Entressafra”, com objetivo de cumprir 12 mandados de prisão em Cosmópolis e Paulínia, contra suspeitos de participação em uma quadrilha que teria roubado 1,5 milhão de litros de combustíveis em Mococa, Ibaté e Patrocínio Paulista, em janeiro deste ano. 

A ação resultou em oito prisões preventivas, incluindo a de Anderson Kioshy Satou, de 37 anos, apontado pelos investigadores como chefe do grupo. Segundo o delegado José Guilherme Torrens de Camargo, cada um exercia função específica no grupo e todos foram levados para Mococa. “Sete, que estavam assistidos por três advogados, negaram qualquer envolvimento, entre eles o suspeito de comandar a quadrilha, Anderson Kioshy Satou. O que estava sem defensor ficou em silêncio”, disse Camargo.

Satou é dono de um posto em Cosmópolis e foi encontrado em casa, onde foram apreendidas duas caminhonetes, joias, celulares e dinheiro. No estabelecimento, os policiais acharam uma tubulação usada para transferência ilegal de combustível, dinheiro, bombas elétricas e equipamentos para bloqueio de celulares e rastreadores. Dentro de uma das caminhonetes, estava uma touca ninja.

O delegado vai entrar com um pedido de prisão preventiva dos 8 nesta terça-feira (10).

Investigações

Foi a partir do roubo de uma usina em Mococa, que começaram as investigações.  Foram levados quase 300 mil litros de combustível, um prejuízo estimado em R$ 580 mil, que obrigou a empresa a reforçar a segurança. Depois as investigações chegaram a Ibaté, onde uma outra usina foi roubada pela quadrilha.

A polícia também analisou imagens de câmeras de segurança dos pedágios para descobrir quem eram os motoristas e pediu também a quebra do sigilo telefônico deles.

Segundo a polícia, os envolvidos trabalhavam com transporte e comércio de combustível e, por isso, sabiam os esquemas de segurança e tinham informações que facilitavam os roubos.

A quadrilha também é suspeita de roubos em Ibaté e Patrocínio Paulista. Somente nestas cidades, três ações teriam levado quase 1 milhão e meio de litros de combustível.

“Esses criminosos eram da região de Paulínia e Cosmópolis. Eles escolheram Mococa porque eles trabalham nesse ramo. Eles vêm licitamente, fazem o transporte, mas também observam. Na madrugada voltavam armados e encapuzados e sabiam todo o procedimento, onde ir, como transportar, como colocar no tanque”, explicou o delegado.

Operação ‘Entressafra’

Na operação, 19 caminhões usados no transporte do combustível foram apreendidos. Foram mais de 20 equipes da policia civil que cumpriram 16 mandados de busca e apreensão.

Quatro pessoas continuam foragidas.