SEGURANÇA | Com exceção de furtos e drogas, dados da SSP mostram melhoria nos índices criminais de Ibaté

Moradores de Ibaté estão preocupados com o aumento no número de furtos na cidade. No primeiro trimestre deste ano já foram registrados 66 casos, contra 55 no ano passado, um aumento de 20%.

Porém, dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), apresentaram uma melhoria significativa nos índices criminais da cidade.

O levantamento da SSP aponta que a cidade apresentou queda em diversas naturezas. O furto de veículo caiu de 16 (2017) para 09 (2018). O mesmo aconteceu no registro de roubo de carga, que teve 01 em 2017 e nenhum nesse primeiro trimestre.

Um dado que também chama bastante atenção é a diminuição nos casos de lesão corporal dolosa, que caiu de 39 para 13 casos nesse ano. Já o número de lesão corporal culposa por acidente de trânsito aumentou de 03 para 05 casos.

Os dados mostram também que o total de roubos – quando o indivíduo subtrai coisa móvel pertencente a outrem por meio de violência ou de grave ameaça – caiu de 17 para 12 ocorrências.

Nesse primeiro trimestre, o número de homicídio doloso (quando há a intenção de matar) manteve-se na média do mesmo período do ano passado, com um caso registrado. Os casos de latrocínio não tiveram nenhum registro contra 01 do ano passado.

Porém, um dado alarmante é o numero de estupro de vulneráveis: foram 03 casos nos primeiros três meses. No mesmo período do ano passado, a policia registrou 01 ocorrência desse tipo.

Chama a atenção também o crescimento de prisões por tráfico de drogas. No primeiro trimestre de 2017, foram registradas 12. Já nesse ano, a Polícia registrou 17. O porte de drogas também saltou de 06 para 09 prisões, no primeiro trimestre desse ano.

As ocorrências de porte ilegal de arma mantiveram a mesma média (02). Já o número de armas de fogo apreendidas caiu de 04 para 02 ocorrências.

Diminuíram também, de 14 (2017) para 12 (2018), os casos de flagrantes lavrados pela polícia. O número de infratores (menores de 18 anos) apreendidos em flagrante ou por mandado continuou sem nenhum registro na cidade.

Positivo tambem foi o número de condenados capturados que saltou de 03, no ano passado, para 13, em 2018.

Nesta quarta-feira, 25, atendendo ao pedido de vários comerciantes, foi realizada uma reunião no Centro Comunitário “João Batista Lopes”, para discutir a Segurança Pública da cidade. Na oportunidade, o prefeito José Luiz Parella (PSDB) apresentou os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal, no setor. O encontro contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais.

Nota da Redação: O portal Região em Destake parabeniza o trabalho das polícias Militar e Civil, e também o apoio imprescindível da Guarda Civil Municipal, somados ao apoio da atual administração municipal que, com toda certeza, são os principais responsáveis pela melhoria dos dados apresentados.