POLÍCIA | Adolescente furta ônibus em Ribeirão Bonito e despenca em imóvel no Jardim Gonzaga

Texto e Fotos: Jean Guilherme/São Carlos Alerta

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Guarda Municipal de São Carlos na madrugada desta segunda-feira, 30, após despencar com um ônibus Mercedes Benz Marcopolo Viale U, Branco, Ano e Modelo 2009, Placas de Dracena/SP, furtado, sobre um imóvel no bairro Jardim Gonzaga.

De acordo com o apurado, o infrator que é morador no bairro Jardim Centenário em Ribeirão Bonito/SP, teria subtraído o coletivo utilizado no transporte intermunicipal que estaria estacionado no pátio da estação rodoviária do município, e após tomar destino a cidade de São Carlos, onde segundo o mesmo iria realizar a venda do veículo no Varjão, acabou errando o caminho de seu trajeto, e ao tentar subir sobre a rua Giovane Vassolo na Vila Santa Madre Cabrini, acabou não conseguindo engatar a marcha no coletivo, e ao não obter êxito em engrenar o ônibus, acabou retornando pela via em marcha ré, colidindo contra um poste de concreto, onde após despencou em um barranco próximo a uma escadaria no bairro Jardim Gonzaga, vindo a atingir um imóvel ocupado por 4 pessoas, sendo elas duas crianças de 7 e 12 anos, e um casal de 35 e 49 anos.

Após o ocorrido, moradores do bairro que se depararam com o ocorrido chegaram a agredir o acusado, ocasionando ferimentos em sua cabeça e corpo, quando uma viatura da Guarda Municipal que realizava patrulhamento preventivo pela avenida Papa Paulo VI, acabou se deparando com a ação, e os GMs ao serem informados sobre o ocorrido e se depararem com o coletivo suspenso sobre o barranco, acabaram detendo o acusado.

Uma viatura Auto Tanques (AT) e uma Unidade Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros foram até o local, onde o acusado acabou sendo socorrido até a Santa Casa de São Carlos, e o imóvel foi vistoriado e evacuado pela equipe, que realizou o isolamento da área, devido a riscos de desabamento da casa após o ocorrido.

Em contato com a moradora da residência, uma mãe de família de 35 anos, que concedeu entrevista exclusiva para o São Carlos Alerta, a mesma afirmou que estaria na sala da casa, quando ouviu barulhos de ar de freio de algum veículo de porte grande, e ao olhar pela janela de sua residência, apenas avistou o coletivo descendo pela ladeira desgovernado e rapidamente teve tempo de correr até o quarto em que estava sua filha de 12 anos, onde ao retirar a garota do local, o ônibus atingiu a casa causando o transtorno para toda família.

“Ao ver o ônibus descendo, fiquei em pânico e corri para acudir meus filhos e meu marido que estavam dormindo”, relata a moradora que estaria na sala da casa.

“Agradeço a Deus, pois se não fosse a ele, não teria minha família salva. Sem Deus não somos ninguém”, finalizou a vítima, durante entrevista concedida a nossa reportagem.

Além das quatro pessoas que estariam no imóvel, um jovem de 22 anos que também é filho do casal, estaria na casa da namorada e se livrou de todo o susto e transtorno ocasionado para seus familiares.

Devido ao ocorrido, a área do acidente foi isolada, até a chegada de uma equipe da Polícia Científica, que realizou os trabalhos de perícia técnica, e aos términos dos serviços por parte do Instituto de Criminalística (IC), o ocorrido foi registrado em Boletim de Ocorrência no Plantão da Polícia Civil, onde o menor acusado por todo o sucedido, foi apresentado e permaneceu a disposição da autoridade policial local, devido ao mesmo obter diversas passagens por ato infracional de furto pelo município em que reside.

Segundo informado pela equipe do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, a remoção do veículo terá que ser realizada por um caminhão guindaste, e pode ocasionar riscos durante os trabalhos, que deverão ter o apoio de militares da corporação, a fim de evitar qualquer tipo de transtornos e acidentes.

Durante a ocorrência, equipes da Polícia Militar também estiveram presentes ao local e prestaram todo o apoio por parte da corporação, onde uma vistoria deverá ser realizada por parte da Defesa Civil de São Carlos, antes da remoção do ônibus do local.