IBATÉ | Garotinho Enzo Menzani se recupera muito bem, após trasqueostomia

Se recupera muito bem o garotinho Enzo Menzani, após o procedimento cirúrgico pelo qual passou neste sábado, 12, na Santa Casa de São Carlos. “Muito obrigada a todos pelas mensagens de carinho, força e também pelas energias positivas e orações”, agradeceu Rhozana Diniz Menzani, mãe da criança.

Enzo realizou uma traqueostomia, um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos descritos na literatura médica, algo parecido com um “buraco na garganta para permitir a passagem de ar”. O ar segue um caminho definido para entrar e sair dos pulmões. Imaginando uma inspiração profunda, o ar entra pelas narinas (ou pela boca), atravessa a laringe por entre as pregas vocais e segue pela traqueia até alcançar os brônquios. Sendo assim, o paciente, que para respirar precisa da ajuda de aparelhos, recebe o ar através de um tubo que passa pela boca, pela laringe, por entre as pregas vocais, até alcançar a traqueia.

Rhozana contou que o tubo e os sedativos já foram retirados. “[Ele] não teve mais febre e isso é muito bom. Vamos aguardar ele acordar por si só. O Dr. Durval me disse que está muito feliz com o pós cirúrgico dele e que também não está tendo sangramento na traqueo”, revelou a mãe.

Diagnosticado com ADRENOLEUCODISTROFIA, Enzo Menzani, de 07 anos, tem lutado pela vida. “Enzo é um menino forte, aliás, nossa força vem dele próprio”, afirmou a mãe. “Ele ficará mais alguns dias na UTI e segue sem previsão de alta”, finalizou ela.

O portal Região em Destake, que acompanha o caso do Enzo desde o início, reforça os pedidos de orações e vibrações positivas. Incluam o garotinho em suas orações, independentemente da sua religião. Vamos nos unir em uma Corrente de Orações para que ele possa se recuperar bem e sair da UTI.

A doença

A Adrenoleucodistrofia (ALD), também conhecida como Doença de Lorenzo, acomete o sistema nervoso central e as glândulas adrenais (suprarrenais). Tais glândulas se localizam acima dos rins e são fundamentais para a liberação de importantes hormônios. Se acomete majoritariamente os homens e possui níveis de gravidade diferentes, de acordo com a idade em que se manifesta.