SÃO CARLOS | Estudantes de Psicologia recebem Moção Honrosa da Câmara Municipal

A ideia foi do Vereador Robertinho Mori que fez questão de homenagear os alunos

 

Estudantes e docentes do curso de Psicologia da UNICEP receberam Moção Honrosa do Vereador Robertinho Mori por terem realizado a semana do Transtorno do Espectro Autista em abril, para conscientizar a população. A data da conscientização, estipulada pela ONU, foi o dia 2 de abril.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por ser um déficit persistente na comunicação, interação social, comportamentos restritivos e repetitivos, hiper-reatividade a estímulos sensoriais, entre outras características. Trata-se, no entanto, de uma condição complexa, mas com diversas possibilidades de tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida.

Na semana do Transtorno do Espectro Autista, os alunos de Psicologia da UNICEP, sob a supervisão da docente Rosana Mangili, fizeram varais para informar estudantes, docentes e funcionários sobre o transtorno.

O Vereador Robertinho Mori ficou sabendo da ação e fez questão de homenagear os estudantes: “Tamanha sensibilidade este comprometimento dos alunos e professores da Psicologia junto às pessoas com necessidades especiais”.

O Vereador é Presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência (CDPD) e desenvolve há 26 anos um trabalho na APAE de São Carlos e sabe o quanto é valoroso esse tipo de ação. “Fora o retorno que traz pra gente, a pureza, a verdade, achei muito importante está conscientização. Que esta moção de congratulação assinada por todos os parlamentares da câmera municipal, seja um incentivo.”, exclamou o parlamentar e explicou: “Quando vi no jornal a ação, achei que seria o mínimo homenageá-los com uma moção, congratulando com essa espetacular iniciativa, esta sensibilidade tamanha de entrega aos autistas”.

Para a estudante do 3º ano, Rayanne Priscila G. M. Abreu, o trabalho foi desenvolvido para incluir os Autista à sociedade: “Pensando em uma sociedade que exclui as pessoas, nós estamos fazendo um trabalho de diversidade, pensado no respeito e na equidade”.

Texto: Ana Lívia Schiavone, Assessora de Imprensa UNICEP