SÃO CARLOS | Dia da Assistente Social é celebrado com encontro sobre a profissão

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou na tarde desta terça-feira (22), a palestra “Serviço Social na Contemporaneidade”, com Márcia do Carmo Batista, doutora em Serviço Social e agente fiscal do Conselho Regional de Serviço Social-São Paulo. O evento celebrou o dia da Assistente Social, comemorado, no dia 15 de maio.

“É um momento de encontro entre os profissionais, de reflexão sobre a prática que está sendo desenvolvida e a palestrante foi muito bem em sua fala, trazendo reflexões do nosso cotidiano, de como a gente vai enfrentar esse momento de crise social e se posicionar no dia a dia. Por meio desses eventos, nós temos a possibilidade de sair do nosso cotidiano, trocar experiências com outros profissionais e instituições e qualificar os atendimentos”, afirmou a secretária de Cidadania, Glaziela Solfa.

Para Márcia do Carmo Batista, o papel do assistente social vai muito além de apenas executar as políticas sociais. “O profissional, enquanto categoria, precisa se capacitar continuadamente. A capacitação é fundamental para que a gente possa se apropriar de conhecimentos, de um arsenal teórico–metodológico, com postura ética, para trabalhar com respostas qualificadas nesse momento. O assistente social não é um mero executor de políticas públicas, ele deve também planejar essas políticas para que elas sejam adequadas para essa população usuária”, explicou a doutora em Serviço Social.

Participaram da palestra profissionais de várias instituições: Defensoria Pública, Progresso e Habitação (Prohab), Tribunal de Justiça, Instituto Consciência, SAAE, INSS, CAPs, UFSCar – USE e Departamento de Atendimento ao Estudante, Cras, Creas Centro POP, Cadastro Único, Casa de Acolhimento entre outras.