
Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (5), o vereador Gustavo Pozzi (PR) – foto – parabenizou a Diocese de São Carlos por seus 110 anos, além de reconhecer o trabalho que ela vem realizando.
Pozzi citou, além do papel espiritual, o trabalho social que a Igreja realiza, através do serviço aos mais pobres e a outros vulneráveis, com as Pastorais da Criança, dos Idosos, os Vicentinos, o Cantinho Fraterno, entre outros.
O vereador convidou os munícipes para a celebração de comemoração desta data, que acontecerá na próxima quinta-feira (7), na Catedral de São Carlos. O celebrante será o Cardeal Dom Sério da Rocha, que foi padre nesta Diocese.
DIOCESE DE SÃO CARLOS – O vereador apresentou alguns dados sobre a Diocese: criada no dia 7 de junho de 1908, pelo Papa Pio X, a Diocese é dirigida pelo seu sétimo Bispo, Dom Paulo Cezar Cost,a e seu auxiliar Dom Eduardo Malaspina.
O presbitério é composto por 187 padres. A Igreja conta ainda com 42 diáconos permanentes. São 120 paróquias e 7 santuários, distribuídos em 29 municípios e 7 distritos.
Os seminários Propedêutico, de Filosofia e de Teologia contam com, respectivamente, 9, 18 e 34 seminaristas, que estão discernindo a vocação sacerdotal. Pozzi recordou que foi professor no seminário de filosofia por dois anos.
O padroeiro da Diocese é São Carlos Borromeu e sua festa é celebrada no dia 4 de novembro, aniversário da cidade que recebe o nome do Santo.