SÃO CARLOS | ACISC emite carta aberta à população sobre revitalização do Calçadão

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE SÃO CARLOS

ASSUNTO: REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL

Respeitosamente e em concordância, as três entidades que representam o setor comercial do município, Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vêm se posicionar em relação à REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL DE SÃO CARLOS.

A área central é o coração de uma cidade e precisa ser mantida viva, dinâmica, bonita e atrativa. Infelizmente, em São Carlos, essa região encontra-se em processo de esvaziamento e degradação, devido à descentralização e à falta de revitalização. Observa-se que diversas lojas estão fechando, levando à redução de empregos e à falta de investimento na conservação dos imóveis. Com a diminuição do número de clientes, o Calçadão e a Praça do Mercado ficam “vazios” durante o dia, e ainda mais no período noturno, comprometendo também a segurança.

Se ações adequadas não forem efetivadas com urgência, a cidade poderá perder, em breve, seu centro comercial antigo, porque no atual cenário comercial, sem vitrine não há venda. É necessário neutralizar a tendência de esvaziamento do centro, que temos vivido ano após ano.

A maioria dos empresários dessa região é favorável à transformação do Calçadão em boulevard, a exemplo de outras cidades que tiveram êxito com projetos semelhantes, e o comércio de São Carlos segue em busca de melhorias há mais de 20 anos.

Neste sentido, publicamente, a ACISC, o Sincomercio e a CDL manifestam seu total apoio e comprometimento com o PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL, proposto pela Prefeitura Municipal e apresentado a seguir:

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL

• Implementação de dois sentidos de tráfego na rua General Osório no trecho de  passagem sobre os trilhos;
  • Abertura da rua Nove de Julho (antiga Faber) e implantação de binário com a rua José Bonifácio (ruas com sentido único);
  • Implantação de bolsão de estacionamento no terreno da antiga Faber em frente ao Senac;
  • Incentivo fiscal à implantação de estacionamentos particulares e prédios residenciais na área central;
  • Transformação do Calçadão em boulevard (rua estreita para a passagem somente de carros, motos e bicicletas, e com calçadas largas dotadas de iluminação adequada, bancos e floreiras). A passagem de veículos seria proibida das 10h às 18h;
  • Transformação da Praça do Mercado em boulevard e criação de um bolsão de estacionamento no local. Nos dias de eventos, a passagem e o estacionamento de veículos não seriam permitidos;
  • Expansão do boulevard da rua General Osório entre as ruas José Bonifácio e Visconde de Inhaúma;
  • Implantação de bolsão de estacionamento no terreno sob o viaduto próximo à antiga Estação Ferroviária;
  • Implantação de terminal de ônibus na Praça Voluntários da Pátria, com fácil acesso ao Mercado Municipal e à área comercial central;
  • Melhoria nas instalações do shopping popular localizado na rua Geminiano Costa.
  • Dotar toda a área central de rampas de acesso, pisos táteis, etc. visando atender aos requisitos de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais.

• José Fernando Domingues – Presidente da ACISC
  • Paulo Roberto Gullo – Presidente do Sincomercio