SÃO CARLOS | CAIC realiza mais de 400 testes rápidos para diagnóstico da Hepatite C

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as determinações do Programa Estadual de Hepatites Virais, realizou de 25 a 27 julho, testes rápidos para Hepatite C em outros locais da cidade como na Fundação Educacional São Carlos (FESC) e no Hospital Universitário (HU), além de intensificar os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, da Vila Isabel, do Cidade Aracy, da Redenção e do Santa Felícia.

No total foram realizados 423 testes rápidos para a Hepatite C, sendo que 5 deram reagente. No CAIC são realizados cerca de 90 testes por mês por meio de agendamento. “Avaliamos importante essa ação fora do CAIC porque chama a atenção das pessoas para a doença que por ser de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, muitas pessoas se contaminaram no passado e não sabem que têm o vírus. O nosso objetivo é diagnosticar para tratar precocemente”, explica Fabiana Sayuri Tanikawa, coordenadora do CAIC.

A Hepatite C é uma doença contagiosa que evolui para a fase crônica em 80% dos casos, com 20% de chance de evoluir para cirrose hepática, destes, até 5% de chance para câncer no fígado. Não existe vacina para a doença e a prevenção é feita evitando possíveis meios de transmissão, como sexo desprotegido e compartilhamento de materiais perfurocortantes. Pessoas que receberam transfusão ou foram submetidas a cirurgias antes de 1993 devem ser testadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a eliminação da Hepatite C até 2030, através da interrupção de sua transmissão, por meio de tratamento seguro e efetivo. Hoje em todo mundo estima-se de 6 a 10 milhões de portadores da Hepatite C não diagnosticados e sem acesso ao tratamento. Em São Carlos, o CAIC calcula que cerca mil pessoas têm o vírus da Hepatite C, sem saber.

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas faz testes rápidos tanto para Hepatite C como para HIV e Sífilis durante o ano todo. O CAIC está localizado na rua 7 de Setembro, nº 2.277, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O agendamento de testes pode ser realizado pelo telefone (16) 3419-8240.