O deputado Roberto Massafera, acompanhado dos deputados Davi Zaia e Itamar Borges, participou nesta semana de reunião promovida pela Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Também participou do encontro o futuro secretário de Agricultura do governo João Dória e ex-presidente da SRB, Gustavo Junqueira, além de representantes dos diferentes setores produtivos do agronegócio.
O propósito da reunião é promover uma articulação no parlamento paulista para defender os interesses do agronegócio e adequar a legislação paulista para atuar em sintonia com o novo governo.
O primeiro passo será a criação, ainda em dezembro deste ano, de uma Frente Parlamentar da Agropecuária Paulista que vai ouvir o setor e formular políticas que atendam as reivindicações do setor.
O deputado Roberto Massafera avalia que o setor sofre com aspectos obsoletos da legislação vigente e que a criação da Frente Parlamentar vai trazer modernizações legislativas para estimular a produtividade do campo.
A Sociedade Rural Brasileira é uma das mais fortes entidades representativas do setor. O agronegócio corresponde a, aproximadamente, 14% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, além de ocupar 14% da população economicamente ativa do Estado.
Em outubro, após as eleições, divulgou carta de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro e ao governador João Dória, a quem declarou apoio “em uma trajetória que deve priorizar a desburocratização do funcionalismo público, o direito à propriedade privada e o avanço da agricultura paulista”. O comunicado foi assinado pelo presidente da SRB, Marcelo Vieira.