POLÍTICA | Caravana São Carlos Mais Solidária faz ação no CDHU

Ação faz parte do Projeto São Carlos Mais Solidária

 

Moradores do CDHU tiveram um dia especial de serviços oferecidos praticamente na porta de casa. Nesta terça-feira, o bairro recebeu a 1ª Caravana São Carlos Mais Solidária, uma ação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com secretarias e instituições. Durante todo o dia, no recinto da Exposhow, foram oferecidos serviços na área da saúde, cidadania, emprego e renda.

“A Caravana São Carlos Mais Solidária foi criada para levar ao cidadão os mais variados serviços. Sabemos que parte dessas famílias tem dificuldade em buscarem a assistência. Nossa proposta é a aproximação, trazer para bem perto delas as mais variadas possibilidades de atendimento, seja para a disponibilização de um exame de mamografia, para uma orientação sobre endividamento ou mesmo para adquirir uma peça de roupa”, contou Lucinha Garcia Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social levou para a Exposhow vários serviços da assistência. “A Caravana foi importante por levar os serviços públicos para mais próximo da população. Passamos o dia fazendo atualização do CAD-Único, dados do LOAS e do benefício BPC-LOAS. Também tivemos a presença da equipe do Centro POP para trabalhar a questão de população em situação de rua e do CRAS Pacaembu divulgando as inúmeras possibilidade na área da assistência”, contou Glaziela Solfa Marques.

Outro participante da Caravana foi o Procon-São Carlos. “Nós temos muitas demandas de consumidores que não conseguem chegar ao Procon por falta de locomoção. São pessoas mais carentes que ficam sem acesso aos seus direitos. O dia foi bastante produtivo. Orientamos muitos consumidores endividados que não conheciam o nosso programa de auxílio aos superendividados. Percebemos que algumas pessoas ficaram acanhadas, mas acredito que tornando a ação efetiva e realizando-a com frequência, vamos auxiliar essas populações mais isoladas e beneficiar toda a comunidade”, afirmou Juliana Cortes, diretora do Procon-São Carlos.

Parceiro do Fundo Social de Solidariedade em vários eventos, a ACISC também esteve na Caravana. “A Prefeitura Municipal e o Fundo Social estão de parabéns pela ação. A ACISC é sempre parceira e no evento de hoje, levamos a nossa Unidade Móvel para prestar atendimento e orientação sobre renegociação de dívidas no comércio, e também para fazer o cadastro dos consumidores na promoção de Natal da ACISC”, José Fernando Domingues, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC).

SÃO CARLOS MAIS SOLIDÁRIA

O projeto foi desenvolvido com o intuito de construir uma São Carlos mais solidária envolvendo todos atores da sociedade: público, privado e social. A proposta é trabalhar o ser solidário de cada um e apresentar os resultados em ações para a comunidade, principalmente a mais carente.

A primeira atividade foi a Campanha de Natal em parceria com a ACISC e Sistema Clube. Até o dia 24 de dezembro, o Fundo Social estará recebendo doações de brinquedos, caixas de bombons e roupas íntimas que serão doadas as instituições cadastradas no Fundo Social.

“A solidariedade faz parte do são-carlense. Todas às vezes que precisamos, somos atendidos. Esse projeto nasce para permitir que todos façam a sua parte. Doem um pouquinho ao outro, seja uma roupa, um brinquedo, um abraço ou um carinho ao próximo”, concluiu Lucinha Garcia Ferreira.