RECEITA | IPTU 2019 estará disponível no início de fevereiro

A Secretaria Municipal de Fazenda está finalizando o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. A reposição aplicada será de 4,56% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A previsão é arrecadar R$ 99 milhões. Em 2018 foram arrecadados R$ 94 milhões com o IPTU.

Após a separação dos carnês por região, a distribuição começa a ser realizada pelos Correios, o que deve ocorrer na última semana de janeiro. No total serão distribuídos 130 mil carnês. As datas de vencimento dos carnês são estipuladas de acordo com os bairros. O primeiro vencimento é 12 de fevereiro e o último, dia 22 do mesmo mês. Quem não receber o carnê até 5 de fevereiro deve tirar a 2ª via pela internet no site da Prefeitura no  www.saocarlos.sp.gov.br, sendo somente necessário informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê de 2018. O mesmo procedimento é válido para quem quiser antecipar o pagamento. A segunda opção é procurar uma das unidades do SIM.

O IPTU de São Carlos já vem com 10% de desconto para os contribuintes adimplentes, que não tem qualquer tipo de débito com a Prefeitura. Quem paga à vista recebe outros 10%, e os beneficiários do IPTU Verde podem ter até mais 4% de desconto.

Leandro Maestro, diretor dos Serviços Integrados do Município (SIM), ressalta que o sistema bancário passou por alterações e não realiza mais o pagamento de boletos sem o CPF. “Em São Carlos temos cerca de 7 mil imóveis irregulares, cujo cadastro não foi atualizado, portanto antes de efetuar o pagamento esses atuais proprietários precisam passar no SIM para cadastrar o CPF”, alerta Maestro.

O pagamento poderá ser realizado na rede bancária e nas casas lotéricas, lembrando que o contribuinte que não pagar a parcela no dia do vencimento deve entrar no site da Prefeitura e emitir outra via, já que tanto os bancos como as lotéricas também não recebem mais boleto com atraso.