GERAL | São Carlos realiza maior congresso de voluntários espíritas do país

Evento ocorre entre os dias 2 e 5 de março de 2019, em cinco cidades do Brasil

 

A Capital da Tecnologia será também a Capital do Voluntariado e vai receber caravanas de vários estados e países na Concafras-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita), que todos os anos reúne mais de cinco mil pessoas no período de carnaval, para a realização de estudos cristãos e atividades práticas de caridade.

São Carlos é uma das cinco cidades em que a 63a edição da Concafras será realizada em 2019.

As outras cidades são: Boa Vista (Roraima), Dourados (Mato Grosso do Sul), Lucas do Rio Verde (Mato Grosso), Piranhas (Alagoas).

Neste ano, o tema do evento é A minha paz vos dou em referência ao trecho bíblico do livro de João, capítulo 14, versículo 27.

Realizada desde 1957, a Concafras é promovida durante o feriado do carnaval e tem como objetivo a troca de experiências e a confraternização de crianças, jovens e adultos de famílias que se dedicam voluntariamente a atividades de promoção social em áreas periféricas de cidades de todo Brasil.

Durante o evento também são oferecidos cursos que servem para formação, aperfeiçoamento e reciclagem dos participantes, favorecendo assim a implantação de novos trabalhos assistenciais em nosso país.

Os cursos têm enfoque no desenvolvimento de atividades sociais, espíritas e voluntárias aos interessados em desenvolver trabalhos neste eixo em suas cidades.

O coordenador da Concafras em São Carlos, o empresário Gustavo Boni Minetto, 37, explicou que a Concafras se divide em dois tipos de atividades.

A primeira parte é teórica, em que os participantes escolhem cursos que instruem sobre como atender crianças, adultos e jovens, que procuram as atividades voluntárias espíritas.

No evento de São Carlos serão oferecidos cerca de 80 cursos, entre os quais “Família, Campanhas em Defesa da Vida, Como Trabalhar na Assistência Social, Educação de Pais e Filhos, Relacionamento Conjugal”.

“A Concafras é um evento de muita alegria e entusiasmo, reúne amigos e famílias. Esse estudo cristão ajuda a manter a mente e o foco em todos os momentos de nossas vidas na caridade, na solidariedade e no amor ao próximo”, disse Gustavo.

O segundo tipo de atividade da Concafras envolve ações práticas de caridade nas ruas e entidades assistenciais de São Carlos.

Práticas de caridade

Os confraternistas da CONCAFRAS farão campanhas de arrecadação e doação de donativos, livros, enxovais para crianças recém-nascidas, entre outros.

“Tendo em vista que não basta só estudar o Cristo, mas também vivenciá-lo, a Concafras levará os confraternistas à prática da caridade em áreas periféricas de São Carlos. O mundo será melhor quando nós formos melhores uns com os outros”, afirmou Gustavo Minetto.

Em São Carlos, o grupo de trabalhadores da Concafras mantém a Obras Sociais Francisco Thiesen, que atende mais de 100 famílias da região do Antenor Garcia, por meio de ações sociais como a Escola Espírita Anália Franco, o Programa Jovem Aprendiz e o Programa Asas para o Futuro.

Local: A sede do evento será a Escola CAIC, localizada à Rua Regit Arab, s/n – Cidade Aracy.

Inscrições: www.concafras.com

Informações: (16) 3366-8355 / 98862-4376.