GERAL | Visam, Saae e GM interditam Supermercado COGEB em São Carlos

A Vigilância Sanitária com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Guarda Municipal, realizaram uma inspeção no Supermercado COGEB, em São Carlos, e encontraram um poço artesiano que captava e distribuía água clandestina e sem nenhum tratamento.

Segundo informações, a água do poço era utilizada para o açougue, lanchonete, para lavar equipamentos entre outros.

A Visam constatou a irregularidade na Cogeb, supermercado localizado na rua XV de novembro, no qual foi interditado por tempo indeterminado. Segundo a lei, os donos do supermercado tem até 10 dias para apresentar a defesa.

Um laudo emitido no início deste ano pelo Instituto Adolfo Lutz da cidade de Ribeirão Preto identificou a presença de Escherichia Coli na água que também era usada, segundo os fiscais, para o consumo.

Escherichia Coli

Escherichia Coli é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas. Certos tipos são nocivos e causam uma gastroenterite com intensa diarreia com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou uma infecção urinária.

Existem 4 tipos de E. coli que causam infecções intestinais, E. coli enterotoxigênica, enteroinvasiva, enteropatogênica e entero-hemorrágica. Estes tipos de E. Coli podem ser identificados num exame de fezes solicitado pelo médico, principalmente em caso de crianças, grávidas, idosos ou pessoas com sistema imune enfraquecido como as que estão no tratamento contra o câncer ou Aids, por exemplo.

A transmissão dessa bactéria ocorre através da água ou alimentos contaminados, ou através do contato com as fezes da pessoa contaminada, e por isso é de fácil transmissão especialmente entre as crianças.

[Fonte: Rádio Sanca Web TV]