SÃO CARLOS | Educação oferece capacitação para diretores de escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação ofereceu nesta terça-feira (26/2), no CeFPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), uma formação especial para os 58 diretores da rede municipal ensino com o tema “Desenvolvimento de Plano Estratégico e as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular”.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

A formação foi ministrada pelo coordenador de assessoria pedagógica da Editora Brasil, Carlos Eduardo Braga, em dois períodos. As 10 competências da Base: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural,  comunicação,  cultura digital, trabalho e projeto de vida,  argumentação, autoconhecimento e autocuidado,  empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania, foram os temas discutidos.

A rede municipal de ensino de São Carlos conta hoje com 58 escolas, sendo 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 9 Escolas Municipal de Educação Básica (EMEBS) e 1 Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA), atendendo mais de 15 mil alunos.